O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou este domingo o FBI por não ter investigado o atacante que matou 17 pessoas num tiroteio numa escola na Florida esta semana depois de ter recebido informações sobre esta ameaça.

“É muito triste que o FBI não tenha percebido todos os sinais do atirador da escola na Florida. Isto não é aceitável. Estão a desperdiçar demasiado tempo a tentar provar o conluio da Rússia com a campanha Trump – não há nenhum conluio. Voltem ao essencial e deixem-nos orgulhosos”, escreveu Trump num tweet publicado esta noite.

Na última terça-feira, Nikolas Cruz, um jovem de 19 anos, entrou na escola secundária de Parkland, onde tinha estudado, e matou 17 pessoas a tiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Soube-se pouco depois que o ex-aluno estava identificado como potencial atacante. Em setembro do ano passado, o FBI recebeu a informação de que um utilizador chamado “nikolas cruz” tinha escrito num comentário do YouTube que iria ser um “atirador profissional numa escola”.

FBI admite que ignorou denúncia sobre atirador da Florida

Na sexta-feira, o FBI admitiu que tinha recebido uma denúncia posterior sobre o mesmo indivíduo e que não seguiu o protocolo. “As informações não foram encaminhadas para o departamento do FBI em Miami e nenhuma investigação foi realizada naquele momento”, informou o FBI em comunicado.

O Governador da Florida, Rick Scott, já exigiu publicamente a demissão do diretor do FBI. “A falha do FBI ao não atuar contra este assassino é inaceitável. O diretor do FBI tem que se demitir”, disse Scott.