O ministro das Infraestruturas e do Planeamento, Pedro Marques, antecipou a normalização do transporte aéreo, incluindo na TAP, face à melhoria do estado do tempo e à “estabilização laboral” na Europa. “Houve perturbações no tráfego [aéreo] ao longo destas semanas e acreditamos, tal como as outras companhias o estarão a tentar fazer, a TAP está profundamente empenhada em estabilizar essa situação rapidamente. A melhoria das condições climatéricas e a estabilização da situação laboral também vai de certeza ajudar a esse objetivo de nós todos”, disse.

À margem da apresentação do programa Casa Eficiente 2020, em Lisboa, o governante garantiu ser o “desígnio de todos a estabilização das condições globalmente na Europa, e nesta empresa também”, depois de ter enumerado as dificuldades causadas nos aeroportos europeus pelo mau tempo, greves e “situações laborais”. Questionado sobre atrasos e cancelamentos na transportadora aérea detida em 50% pelo Estado, Pedro Marques, enumerou a “situação relativa aos próprios aeroportos, as condições climatéricas”, afirmando que “tudo isso há de ajudar a estabilizar esta situação”.

“É a expectativa que todos temos de ter, mas não é uma realidade que seja apenas da TAP, foi uma realidade que afetou muitas empresas e o transporte aéreo nas últimas semanas, de forma abundante. Esperamos que rapidamente fique concluído”, acrescentou Pedro Marques. Acerca de uma data para ir ao parlamento, como pedido pelos partidos, para ser questionado sobre dezenas de cancelamentos de voos na TAP, o ministro respondeu estar “sempre disponível para prestar todos os esclarecimentos” solicitados e quando são marcadas as audições.

“E também hei de certamente prestar esses esclarecimentos no momento adequado e nessa altura esperarei estar completamente informado pela Comissão Executiva [da TAP] da situação porque a gestão operacional da companhia é uma competência, que a Comissão Executiva tem desenvolvido de forma cabal”, afirmou. A transportadora aérea nacional TAP cancelou 557 voos durante o primeiro trimestre, segundo dados fornecidos à Lusa pela empresa britânica de estatísticas OAG, que mensalmente divulga relatórios de pontualidade de companhias e aeroportos.

Em resposta a questões da agência Lusa, a empresa revelou o cancelamento de 75 voos da TAP em janeiro, enquanto em fevereiro verificaram-se 117. Em março, a transportadora registou 365 cancelamentos, segundo fonte da OAG, que agrega dados enviados por companhias aéreas e autoridades, tendo “apenas começado a receber [informações] da TAP nos últimos meses”.

No relatório público mensal, as estatísticas da OAG mostraram que em março 1,6% dos voos da TAP foram cancelados e que 57,6% das chegadas não sofreram atrasos superiores a 15 minutos, num mês com 10.875 voos. No ‘ranking’ da pontualidade, a transportadora estava no 151.º lugar entre 156 companhias. Neste mês, a mais pontual foi a T’way Air (Coreia do Sul) e a menos a Tassili Airlines (Argélia). Os acionistas privados da Atlantic Gateway detêm 45% da companhia aérea e os trabalhadores 5%.

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