Não precisa de ir para muito longe: aqui mesmo ao lado, em Espanha, há paisagens que testemunham o que de mais impressionante a natureza oferece. Há paisagens vulcânicas e águas contaminadas por algas e bactérias, há rochas escavadas pela água e outras massacradas pelo vento, há tanto de deserto quanto de selvas verdejantes. O jornal espanhol El País escolheu 20 desses lugares e diz que são paisagens “que parecem de outro mundo”.

Um dos mais próximos à fronteira com Portugal é Río Tinto, um rio na província de Huelva que por ter um pH muito ácido impossibilita a sobrevivência de qualquer forma de vida dentro da água. É vermelho por causa disso, da falta de oxigénio e por conter muitos metais. Ainda assim, há algas microscópicas que vivem à superfície das águas, junto às margens, porque se alimentam dos minerais.

Claro que não precisa de passar a fronteira para encontrar destinos paradisíacos como estes. Há as Portas de Ródão e as Berlengas, o Poço da Alagoinha e a Cascata do Arado, o navio abandonado em Vila Nova de Milfontes e as Grutas de Mira d’Aire. Visite 35 desses lugares, que parecem saídos de contos de fadas, na fotogaleria cá em baixo.

Portugal: 35 lugares saídos dos contos de fadas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR