seis milhões pessoas que, segundo dados do último trimestre de 2017 enviados ao Observador pelo Facebook, utilizam mensalmente a rede social em Portugal, que tem cerca de 10,32 milhões de habitantes. Ao todo, 2,13 mil milhões de pessoas utilizam mensalmente a plataforma em todo o mundo.

Destes seis milhões, 92% utilizam a rede social maioritariamente por Portugal. Em cerca de meio ano, a rede social ganhou 200 mil utilizadores em Portugal, quando comparado com o número de 5,8 milhões de utilizadores divulgado também por responsáveis da empresa em maio de 2017.

Quanto aos dados de utilizadores após 17 de março, depois da divulgação do caso Cambridge Analytica pelo The Guardian, em que a empresa de análise estatística utilizou os dados de 87 milhões de perfis (dos quais 63 mil portugueses) indevidamente, o Facebook não divulgou os números referente ao mercado português. Contudo, em abril, a empresa revelou resultados mundiais bastante positivos, com um crescimento de 70 milhões de utilizadores em todo o mundo.

Facebook vê lucros dispararem, ganha 70 milhões de utilizadores apesar das polémicas

Numa visita à sede do Facebook, o Observador constatou que, num quadro interativo com a informação de cada país, não aparece a informação referente a Portugal, por razões de gestão da empresa. Através do mesmo quadro, foi possível perceber que, por exemplo, nos Estados Unidos, há cerca de 216 milhões mensais ativos e, em França, o número é de 34 milhões, onde, na maioria dos países, o tráfego é, maioritariamente, através de dispositivos móveis.