O presidente do grupo sul-coreano LG, Koo Bon-moo, morreu aos 73 anos depois de vários dias hospitalizado em estado grave, anunciou este domingo a empresa.
Koo, que estava internado no Hospital da Universidade Nacional de Seul, tinha sido submetido desde abril de 2007 a duas cirurgias relacionadas com um tumor cerebral, de acordo com os media sul-coreanos.
Koo Bon-moo era neto de Koo In-hwoi, fundador em 1947 e 1958, respetivamente, da empresa química Lucky 1947 e da eletrónica Goldstar.
As duas empresas fundiram-se em 1995 e o nome do grupo, considerado o quarto maior da Coreia do Sul, passou a ser LG (as siglas de ambas).
Perante o estado crítico, a administração da LG reuniu-se em 17 de maio para tratar da sucessão e apontou o filho, Koo Gwang-mo como a pessoa indicada para tomar as rédeas do grupo, que inclui o gigante de eletrónica LG Electronics.
“Koo Gwang-mo (de 40 anos) tem prática suficiente no negócio e já tem uma vasta experiência graças ao seu cargo de gestor estratégico”, refere a empresa num comunicado.
A eleição do novo presidente terá lugar em 29 de junho, durante a assembleia-geral anual de acionistas.