789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A vinda de Zuckerberg ao Parlamento Europeu em 4 pontos

Este artigo tem mais de 5 anos

Mark Zuckerberg foi a Bruxelas responder a eurodeputados. No final, os representantes eleitos queixaram-se que houve poucas respostas para muitas questões. Em 4 citações, leia o que aconteceu.

Mark Zuckerberg esteve esta terça-feira no Parlamento Europeu a responder a perguntas dos líderes partidários
i

Mark Zuckerberg esteve esta terça-feira no Parlamento Europeu a responder a perguntas dos líderes partidários

Mark Zuckerberg esteve esta terça-feira no Parlamento Europeu a responder a perguntas dos líderes partidários

Não era obrigado a comparecer, mas Mark Zuckerberg, acabou por ir a Bruxelas depois da insistência de muitos eurodeputados, responder a perguntas na sequência do caso Cambridge Analytica (e com direito a livestream, em vez de ser “à porta fechada”, como inicialmente noticiado). Na conferência de líderes partidários europeus houve uma hora para fazer perguntas e apenas meia hora para as respostas do fundador do Facebook. A audição terminou com os eurodeputados a queixarem-se do pouco tempo despendido. Mas o presidente do Parlamento, Antonio Tajani, que pediu e presidiu a reunião, explicou as razões: “Foi assim que foi decidido. [Zuckerberg] não era obrigado a vir, não é um cidadão europeu”.

Na semana em que o novo Regulamento Geral para a Proteção de Dados passa a ser plenamente aplicável em todos os países da União Europeia — a lei que o presidente executivo utilizou como exemplo nas 10 horas em que respondeu a (quase) todas as perguntas dos representantes americanos — voltou-se a falar da segurança digital dos utilizadores do Facebook. Em quatro citações, leia o resumo do que aconteceu.

A reunião de Mark Zuckerberg no Parlamento Europeu

“Não temos feito o suficiente para garantir que estas ferramentas não são utilizadas para o mal. Peço desculpa por isso”

O The New York Times já tinha antecipado, e o presidente executivo e fundador do Facebook cumpriu. Mais uma vez, Mark Zuckerberg pediu desculpas pelos 87 milhões de perfis utilizados pela Cambridge Analytica indevidamente, desta vez aos cidadãos europeus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois dos ataques terroristas, dezenas de milhares de pessoas utilizaram as nossas ferramentas para dizer que estavam a salvo. Milhares de refugiados utilizam as nossas ferramentas para se manterem em contacto com as famílias. Mas não temos feito o suficiente para garantir que estas ferramentas não são utilizadas para o mal”, disse Mark Zuckerberg.

O fundador do Facebook assumiu que ainda “há mudanças a fazer”, além das duzentas aplicações que a plataforma já foram da rede social após o caso ter surgido. Estando no máximo órgão legislativo da União Europeia, deixou a garantia: “Vamos continuar a investir na Europa”, disse referindo os principais centros e escritórios que a empresa tem em solo europeu.

“A segurança [digital] não é um problema que se pode resolver”, mas pode-se minorizar o impacto

O presidente executivo do Facebook afirmou que, embora a inteligência artificial esteja a ajudar no controlo do Facebook, há “adversários que estão constantemente a evoluir”. Contudo, prometeu: “Vamos garantir que vamos estar sempre um passo à frente.” A futura ferramenta para se apagar o histórico de dados do Facebook foi mencionada, mas a solução passou pelas alterações que o novo Regulamento para a Proteção de Dados (RGPD) exige.

Outra das soluções, afirmou, passa pelas novas medidas implementadas, como pedir a todos os utilizadores para reverem as definições de privacidade. “Temos de dar às pessoas mais controlo. No cerne da nova legislação europeia para proteção de dados, há três princípios importantes: controlo, transparência e responsabilização”, disse Zuckerberg que quer utilizar estas novas regras para dar mais garantias não só aos cidadãos europeus, mas a todos os utilizadores da plataforma.

“Sem as redes sociais não havia Trump ou Brexit. Se calhar está horrorizado” – disse Nigel Farage a Mark Zuckerberg

Depois do testemunho inicial de Zuckerberg, seguiram-se as perguntas de todos os líderes dos partidos europeus. “Como é que o Facebook vai garantir que vai respeitar as novas normas europeias”, “foi a Cambridge Analytica apenas a ponta do iceberg” e “como está o Facebook a atacar as sofisticadas contas falsas”? Quando chegou a vez de Nigel Farage, líder do Grupo Europa da Liberdade e da Democracia Direta, que foi uma das caras do Brexit, as questões viraram para outro sentido.

“Quem decide o que é aceitável [no Facebook]?”, disse o político britânico, questionando Mark Zuckerberg. Farage argumentou que a censura da plataforma é arbitrária. Em resposta, o fundador da maior rede social do mundo prometeu: “Nunca vamos banir pessoas da plataforma independentemente da opinião política”

“Vou garantir que vos damos desenvolvimentos quanto a essas questões”

Já passava da hora final da reunião e Mark Zuckerberg afirmou: “Quero ser sensível quanto ao tempo, porque já o ultrapassámos em 15 minutos”. O comentário não agradou a alguns representantes europeus, que insistiram com questões que ficaram por responder. “Qual é o concorrente do Facebook”, ouviu-se na sequência de a plataforma ser considerada um monopólio. “O Facebook cruza dados de utilizadores com o Whatsapp”, uma questão que já levou, na União Europeia, a empresa ser sancionada com uma multa de mais de cem milhões de euros.

A tudo o que ficou por responder, o presidente executivo da americana utilizou a frase que já tinha utilizado no Congresso Americano, quando não desenvolveu algumas respostas: “Vou garantir que vos damos desenvolvimentos quanto a essas questões”. A resposta não agradou, levando o presidente do Parlamento a terminar a rápida reunião, afirmando que era o que tinham combinado.

O momento em que Antonio Tajani responde aos jornalista após a reunião

Na conferência de imprensa após a reunião, Antonio Tajani garantiu que Zuckerberg vai entregar, por escrito, resposta à perguntas que ficaram por responder. Contudo, depois de 10 horas no Congresso americano a responder a questões, uma hora e meia no Parlamento Europeu acabou por não ser o suficiente para Zuckerberg responder aprofundadamente às perguntas que foram feitas pelos eurodeputados.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora