O grupo de Salvamento Marítimo espanhol informou que foram resgatados, na madrugada e manhã de domingo, 140 imigrantes que viajavam em cinco barcos no Estreito de Gibraltar, tendo sido levados para os portos de Tarifa e Barbate, no sul de Espanha.

O primeiro resgate foi feito às 03:15 (hora local, 02:15 em Lisboa) de seis pessoas — cinco homens e uma mulher — que viajavam numa embarcação e que foram levados para o porto de Barbate, segundo informou o serviço de emergências.

Também foram levados para Barbate duas outras embarcações resgatadas, com cerca de 50 pessoas a bordo em cada um dos barcos. Neste caso, o serviço de emergência recebeu a chamada de aviso pouco antes da 05:30 (hora local, 04:30 em Lisboa) e ativou os serviços da Guarda Civil, da Polícia Nacional e a Cruz Vermelha.

Entre às 07:00 e 08:00 (hora local, 06:00 e 07:00 em Lisboa), o Salvamento Marítimo informou ao serviço de emergências o resgate de outras duas embarcações com 34 pessoas a bordo. Na primeira viajavam dez homens e duas mulheres e, na segunda, estavam 22 pessoas. O serviço de emergência ativou a Guarda Civil e a Cruz Vermelha para receberem os imigrantes no porto de Tarifa.

No sábado, foram resgatadas nas costas da Andaluzia outras 202 pessoas que viajavam em seis barcos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR