O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, escusou-se esta sexta-feira a comentar a situação política em Espanha, afirmando apenas que “o que é bom para Espanha corre bem para Portugal”.

“Não vou comentar o governo espanhol, aquilo que desejamos sempre em relação aos países amigos é que sejam países com sucesso”, disse o chefe de Estado português esta manhã, à margem de uma visita ao Centro Hospitalar Conde Ferreira, no Porto.

https://observador.pt/2018/06/01/cercado-por-socialistas-e-independentistas-rajoy-esta-prestes-a-ser-derrubado-por-mocao-de-censura/

Marcelo Rebelo de Sousa, referiu que Espanha, “mais do que um país amigo, é um país vizinho e um país irmão, e ainda por cima é parceiro na União Europeia, na Aliança Atlântica, na Organização Ibero-Americana”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estamos muito ligados. Tudo que corra bem para Espanha corre bem para Portugal”, disse.

O parlamento espanhol aprovou esta sexta-feira a moção de censura que afasta o Governo de direita liderado por Mariano Rajoy e ao mesmo tempo elegeu o novo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, líder do PSOE, que promoveu essa proposta.

Mariano Rajoy esteve no poder durante seis anos e Pedro Sánchez irá tentar acabar a legislatura que termina em 2020.