Receber e alojar os líderes norte-americano e da Coreia do Norte e as suas comitivas vai custar a Singapura cerca de 20 milhões de dólares (17 milhões de euros). Os valores foram avançados pelo primeiro-ministro Lee Hsien Loong, que esta segunda-feira recebeu Donald Trump e até lhe ofereceu um bolo de aniversário por antecipação. Trump celebra o seu 72.º aniversário esta quinta-feira.

Para o governante, no entanto, o dinheiro não é o mais importante. “Se calcular o preço de tudo neste mundo, perderá as coisas realmente importantes”, disse Lee Hsien Loong aos jornalistas no domingo, explicando que os 20 milhões de dólares incluem tudo o que é necessário para receber os dois líderes em condições de segurança. E que cerca de metade do valor destina-se a esta componente, tendo o primeiro-ministro lembrado que a cimeira, não só pelos intervenientes que envolve, mas também pelos temas a tratar como é o caso da desnuclearização, implica uma megaoperação policial no local do encontro e com “proteção total e profunda no espaço aéreo, marítimo, terrestre e contra ataques e acidentes”.

Lee Hsien Loong reiterou, também, que estes gastos são apenas um contributo de Singapura para um esforço internacional que “é de nosso profundo interesse”. “É um custo que estamos dispostos a pagar”, disse ele.

“Portanto, esta é uma operação muito boa, porque é uma reunião de alto nível e não nos podemos dar ao luxo de errar”, disse LeeHsien Loong

Além de todas operações de segurança e dos custos inerentes à estadia dos dois líderes e das equipas que os acompanham, há que garantir também a estadia de um contingente de 2500 jornalistas — o que rondará os 5 milhões de dólares, de acordo com o The Straits Times. Valores estes ainda assim muito aquém dos gastos anuais envolvidos quando se trata de sediar uma edição da corrida de Fórmula 1, que pode ascender a 150 milhões de dólares, compara o mesmo jornal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lee Hsien Loong acredita que este investimento poderá trazer algum retorno aos cofres do Estado. Mesmo que de forma indireta. Singapura estará no centro do mundo esta semana e muitas empresas aproveitaram, aliás, o encontro histórico para aumentarem as suas vendas. Foram criados vários produtos alusivos ao encontro. E nem as empresas do ramo da restauração foram exceção.

Vai um hambúrguer “Trump-Kim” e um Iced Tea “Cimeira”?

Primeiro-ministro recebe Donald Trump e oferece-lhe um bolo de aniversário

Esta segunda-feira, o primeiro-ministro recebeu Donald Trump e a sua equipa para um almoço de trabalho (em Singapura são menos sete horas) e ofereceu-lhe um bolo de aniversário antecipando a comemoração. Trump completa 72 anos na próxima quinta-feira.

Segundo o The Independent, neste encontro Donald Trump agradeceu ao primeiro-ministro de Singapura a hospitalidade e o facto de ter aceitado receber este evento histórico que é a cimeira entre o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente dos Estados Unidos. Durante o almoço, Trump mostrou-se otimista com o encontro com Kim Jong-un previsto para esta terça-feira. “As coisas podem correr bem”, disse.