Audi

Rupert Stadler, CEO da Audi, está mesmo em risco

Depois de ter anunciado que não abria mão dos comandos da Audi, apesar de estar cada vez mais envolvido no escândalo do Dieselgate, eis que Rupert Stadler é o tema principal da reunião de 2ª feira.

Autor
  • Observador
Mais sobre

Rupert Stadler é o homem à frente da Audi – lugar que ocupa deste 2010, tendo antes sido CFO –, que já afirmou que ainda há muito para fazer na Audi e que, por isso mesmo, não aceita sair de CEO. Mas pode ser que venha a ter uma surpresa e não necessariamente das boas. É que se as suspeitas pairavam sobre si há muito, por alegadamente saber mais do que diz sobre o Dieselgate, agora é oficialmente suspeito, tendo a sua casa sido alvo de uma prolongada visita dos investigadores esta semana.

Este avanço está relacionado com o julgamento que se iniciará em Setembro, onde também o CEO do Grupo VW em 2015, Martin Winterkorn, é uma das testemunhas que vão ser ouvidas, em companhia do CEO da Bosch e de 26 outros indivíduos com ligações ao problema. De acordo com um porta-voz do Ministério Público de Munique, Stadler “está a ser investigado por suspeita de fraude e declarações falsas e o seu apartamento foi alvo de buscas”. Mas os representantes da justiça alemã afirmam ainda que o CEO da Audi não está sozinho nestes maus lençóis, uma vez que há “outro membro da administração de topo da marca a ser igualmente investigado sob a mesma acusação”.

A permanência de Rupert Stadler na liderança da marca alemã só foi possível graças à colaboração e apoio da administração do grupo e, sobretudo, das famílias Porsche e Piech, que o controlam, isto segundo a Reuters e a Automotive News. Mas esta solidariedade pode estar em vias de cessar, uma vez que Stadler é o tema principal de uma reunião agendada para a próxima 2ª feira, reunião essa presidida por Herbert Diess, que não estava no grupo VW em 2015 e que tem feito um esforço considerável para limpar a empresa de tudo o que a associe a esse mau período.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)