O Tribunal do Vaticano condenou, este sábado, o sacerdote Carlos Alberto Capella, ex-conselheiro da Nunciatura de Washington, nos Estados Unidos, por posse e troca de material pornográfico infantil.

Embora o julgamento tenha começado ontem, a decisão foi tomada 24 horas depois. O promotor Gian Piero Milano tinha pedido uma pena de cinco anos e nove meses de prisão para o sacerdote, enquanto que a defesa pedia a condenação mínima.

Para a acusação, o facto de Capella ter na sua posse grande quantidade de imagens e vídeos com menores em atos sexuais explícitos era argumento suficiente para a condenação. O sacerdote estava acusado também de transmitir imagens de conteúdo pedófilo, já que tinha um blogue, no Tumblr, onde partilhava muito do material que foi, entretanto, apreendido.

Já a defesa argumentou que o comportamento de Capella era sinal de que tinha um “problema psicológico”. Para comprovar a tese, os advogados do sacerdote apresentaram uma avaliação que mostrava que ele não revelava “tendências de pedofilia” e sofria de “problemas relativos à sua fragilidade”.

Capella teve a oportunidade de falar no julgamento antes da sentença e disse estar arrependido, afirmando que esperava que a situação fosse considerada um incidente no caminho de sua vida sacerdotal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR