A receção de Donald Trump ao Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, não passou despercebida. Os célebres apertos de mão com os quais o presidente norte-americano costuma cumprimentar outros chefes de Estado já protagonizaram vários momentos peculiares — com Trump a surpreender os convidados. Desta vez, foi o aperto de mão do Presidente da Republica português que apanhou o presidente americano desprevenido. Veja o momento no vídeo abaixo.

Em ocasiões anteriores, o presidente norte-americano não hesitou em querer impôr-se. O Presidente francês, Emmanuel Macron, que o diga, depois de ter estado, sem contar, durante uns intensos 30 segundos de mão dada com Donald Trump.

Outra das vítimas do aperto de mão de Trump foi o primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, em 2017 . O presidente americano liderou o aperto de mão e foi aproximando e afastando o primeiro-ministro japonês como quis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Às vezes, o tema de conversa não é o aperto de mão. Com a chanceler alemã Angela Merkel, o assunto foi, precisamente, a ausência do cumprimento. Donald Trump optou por não dar um aperto de mão a Merkel.

Após a sua eleição, um dos apertos de mão que mais expectativa criou foi o que deu a Vladimir Putin. A Internet muito especulou sobre como seria a ocasião. O resultado foi um aperto de mão curto.