A Alemanha saudou o acordo alcançado esta quarta-feira pelos presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e dos EUA, Donald Trump, considerando-o um “sucesso” suscetível de evitar uma guerra comercial e salvar milhões de empregos.
“Felicitações Juncker e Donald Trump: o sucesso alcançado pode evitar uma guerra comercial & salvar milhões de empregos! Muito bom para a economia mundial!”, escreveu o ministro da Economia alemão, Peter Altmaier, na rede social Twitter.
Congrats to @JunckerEU, @realDonaldTrump: Breakthrough achieved that can avoid trade war & save millions of jobs! Great for global economy!
— Peter Altmaier (@peteraltmaier) July 25, 2018
Juncker e Trump anunciaram esta quarta-feira um acordo, anulando um conflito comercial entre Washington e Bruxelas que já tinha motivado taxas alfandegárias punitivas mútuas. Os EUA e a UE chegaram a um “acordo”, indicou Juncker, enquanto Trump adiantou que as duas partes queriam avançar para “zero taxas alfandegárias” nas suas trocas industriais, exceção feita ao setor automóvel.
A UE vai aumentar “imediatamente” as suas importações de soja provenientes dos EUA, congratulou-se Trump, que prometeu rever a questão das taxas alfandegárias que os EUA estão a aplicar ao aço e alumínio europeus. Ainda segundo Trump, que anunciou a criação “imediata” de um grupo de trabalho, as relações entre Washington e Bruxelas entraram numa “nova fase”.
Donald Trump admite alterar taxas alfandegárias depois de reunião com Juncker