Rádio Observador

Internet

A raposa do Firefox vai mudar de aparência

Para melhor identificar os vários produtos da Mozilla e não estar apenas associada ao browser de Internet que disponibiliza desde 2002, a empresa que detém o Firefox vai mudar de visual.

O logotipo da Firefox (esquerda) não muda muito o formato desde 2002. À direita, um dos dois possíveis dois novos logotipos para a empresa

No blogue oficial da Mozilla (Firefox), a empresa conhecida pelo browser de Internet concorrente do Google Chrome, Microsoft Edge (antigo Internet Explorer) ou do Opera, é feito o anúncio: a raposa de fogo (Firefox, em inglês) vai mudar de visual. A razão para a alteração passa pelo atual logótipo, que pouco mudou desde 2002, aliar a empresa apenas ao browser, e não a outros produtos que disponibiliza (como aplicações móveis).

Como noticia o TechCrunch, com a alteração do logótipo principal, a Firefox vai mudar também as imagens para as outras aplicações para, a longo prazo, toda a gama de produtos ter novas imagens (no Browser, por exemplo, a imagem de uma raposa com cauda de fogo manter-se-á num visual mais simplificado).

Outras aplicações, como o Firefox Reality (um browser de realidade virtual) ou o Firefox Rocket (outro browser da empresa, mas para conexões com pouca velocidade) vão também ter uma mudança de look. Na publicação no blog oficial da empresa, Tim Murray, diretor criativo da Firefox, apresentou duas versões do próximo visual para os produtos da empresa (ver abaixo). A mudança torna-se definitiva “nos próximos meses”.

A primeira proposta para novos logótipos (apelidada de “System 1”)

A segunda proposta para novos logótipos (apelidada de “system 2”)

O Mozilla Firefox é o browser e produto mais conhecido da Mozilla Corporation e está disponível para a maioria dos sistemas operativos. É o sucessor do Netscape, o browser que nos anos de 1990 concorria diretamente com o Internet Explorer (que tinha a maioria do mercado). Embora não tenha sido o criador da funcionalidade, foi o primeiro browser a introduzir o sistema de vários separadores de websites dentro da mesma janela (quando ainda se chamava Phoenix) para um público mais vasto (sim, antes do Opera). Uma funcionalidade que veio a mudar a forma como atualmente ainda se utiliza os browsers.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mmachado@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)