Cinco parques de Madrid foram esta segunda-feira encerrados devido à previsão de fortes rajadas de vento. A Câmara Municipal da capital espanhola anunciou o encerramento do Parque do Retiro, da Quinta de los Molinos, da Fuente del Berro, da Quinta de Torre Arias, dos jardins de Sabatini e do roseiral do Parque do Oeste a partir das 16:00 (15:00 em Portugal continental).

Madrid decidiu fechar os acessos aos parques e jardins e ativou mesmo o alerta vermelho no Parque do Retiro: a previsão de fortes rajadas de vento a partir das 18:00 implicou o receio de queda de árvores e ramos que colocassem em risco as pessoas que estivessem nas zonas verdes. A nota da Câmara Municipal, citada pelo El País, recomenda ainda “extrema precaução” aos cidadãos que decidam visitar os parques e jardins que não foram encerrados.

A previsão é de que, se as condições meteorológicas melhorarem durante a noite, os parques sejam reabertos já na manhã desta terça-feira – o que só não acontecerá se caírem árvores ou ramos “que recomendem a manutenção do encerramento para que os técnicos municipais possam inspecionar o estado do arvoredo e proceder à retirada de vestígios caso existam”.

As medidas de precaução quanto ao vento forte em Madrid tornaram-se mais habituais e intensivas a partir de março, quando uma criança morreu depois de ser atingida por uma árvore no Parque do Retiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR