Kevin Kwan, o autor do livro que inspirou o blockbuster Crazy Rich Asians, é procurado por não ter cumprido o serviço militar. O escritor tem nacionalidade de Singapura, estando assim obrigado por lei a cumprir serviço militar no país, apesar de ter emigrado para os Estados Unidos há mais de três décadas.

“O senhor Kevin Kwan não se registou no Serviço Nacional em 1990, apesar dos avisos e cartas enviados para a sua morada no estrangeiro. Também permaneceu no estrangeiro sem uma permissão válida de saída. O senhor Kwan não compareceu às suas obrigações no Serviço Nacional”, explicou o ministro da defesa de Singapura ao jornal Straits Times. “Em 1994, o seu pedido e subsequente recurso para renunciar à cidadania sem cumprir o Serviço Nacional foi rejeitado”, acrescentou.

Em Singapura, o serviço militar é obrigatório para os homens desde 1967. Todos os cidadãos e residentes permanentes de segunda geração têm de cumprir pelo menos dois anos ao serviço das forças armadas, polícia ou defesa civil. O incumprimento desta lei é punível com uma multa de 10 mil dólares de Singapura (cerca de 6.300 euros) e/ou pena de prisão de até três anos.

Kevin Kwan, agora com 44 anos, nasceu em Singapura, mas mudou-se com a família para o Texas, nos Estados Unidos aos 11 anos. O seu livro Crazy Rich Asians inspirou um filme com o mesmo nome e estreou a semana passada nos EUA, tornando-se uma das comédias românticas mais bem sucedida dos últimos três anos (lucrou mais de 26.5 milhões de dólares em bilheteira no primeiro fim-de-semana nos EUA). Em Portugal, não tem data de estreia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR