A Lexus, a divisão de luxo do grupo Toyota, nasceu para servir os condutores americanos, oferecendo carros sensaborões em termos de design, mas ainda assim acessíveis e com um nível de qualidade que deixava a milhas os melhores produtos “made in USA”. Com o tempo, a Lexus refinou-se no estilo e passou a disputar uma fatia do mercado europeu, esgrimindo também o argumento “híbrido” (que é sobretudo da Toyota). Mas enquanto tudo isto acontecia, a Infiniti continuou a marcar passo, tanto nos EUA como nos poucos países europeus onde entrou. Contudo, a situação pode estar em vias de ser alterada, uma vez que Carlos Ghosn, líder da Renault e do grupo que inclui também a Nissan e a Mitsubishi, já anunciou que vai concentrar-se na recuperação da Infiniti.

8 fotos

O que falta à divisão de luxo da Nissan é uma imagem forte como a que a Lexus já possui e essa constrói-se com qualidade, produtos com que o consumidor se identifique e um estilo atraente, tendo sido exactamente neste ponto que a marca mais tem apostado no último par de anos. Talvez por isso mesmo, a Infiniti fez questão de estar presente em Pebble Beach com o Prototype 10 Concept, um modelo que dificilmente se traduzirá num veículo de série – eventualmente pode dar corpo a um roadster de linhas minimalistas –, mas que confirma que a marca está viva e a colocar os ovos nos cestos que mais interessam. Basta comparar este novo 10 com o Prototype 9, apresentado em 2017.

12 fotos

O Prototype 10 segue o rumo traçado pela marca nipónica, com “um estilo simples, conciso e com proporções elegantes”, ainda que continue a apelar a umas linhas que têm tanto de moderno quanto de clássico. Com motorização eléctrica e um habitáculo para apenas um – que facilmente pode acolher dois –, o roadster serve acima de tudo para testar as águas e avaliar as reacções dos clientes. Especialmente em eventos tão rebuscados quanto este, onde apenas se aplaude o que de melhor se faz. Agora resta saber se o Prototype 10 figura entre os modelos mais populares apresentados na Monterey Car Week.