Infiniti

Acabou-se! Infiniti não quer mais plataforma Mercedes

A Nissan até pagou parte do desenvolvimento da plataforma MFA2 da Mercedes. As duas marcas até ergueram uma fábrica no México para aí produzir modelos com essa base. Não vai acontecer, diz a Reuters.

Ghosn, na imagem, encetou em 2010 uma cooperação com a Daimler que, sabe-se agora, levou um rude golpe em Outubro, com a decisão de paralisar o desenvolvimento de modelos da Infiniti com base na plataforma MFA2

A Reuters avança que a Infiniti, marca de luxo da Nissan, paralisou o desenvolvimento de modelos baseados em plataformas compartilhadas com a Daimler. Os afectados por esta decisão são os sucessores do Infiniti Q30 e QX30 e a berlina familiar que deverá vir a ser denominada Q40 e que terá um tamanho similar ao sedan Classe A.

Em causa, segundo apurou a agência, estão os valores envolvidos, demasiado elevados para que a Infiniti alcance os objectivos de rentabilidade que traçou. Isto apesar de a Nissan já ter pago parte do desenvolvimento da MFA2, plataforma essa que agora não vai usar. Mas esse não foi o único investimento da Nissan que, juntamente com a Daimler, construiu no México, em Aguascalientes, uma nova fábrica onde se produziriam modelos quer da Mercedes quer da Infiniti baseados nessa arquitectura compacta. Pelo que, com esta decisão, a rentabilidade dessa unidade fabril leva um corte que rondará os mil milhões de dólares, escreve a Reuters, adiantando que da única linha de montagem de Aguascalientes continuarão a sair modelos da Infiniti destinados aos Estados Unidos da América e outros mercados.

Este não deixa de ser um importante revés no acordo de colaboração que une a Daimler e a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, pois significa que a Infiniti encontrará “em casa” uma solução para os modelos que deveriam recorrer à MFA2. Significa isto que os futuros Q30, QX30 e Q40 vão montar plataformas próprias [da Aliança], sem que contudo se conheçam detalhes técnicos.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)