Em agosto de 2017, Jacob Caldwell desapareceu. Na altura tinha 14 anos e foi visto pela última vez à porta de um supermercado em Sugar Creek Township, no Estado norte-americano do Ohio. Tinha fugido da casa dos avós, onde estava a viver temporariamente com os irmãos, depois de ter visto a mãe matar o pai. Um ano depois, Jacob foi encontrado vivo.

A 15 de agosto de 2017, Tawnney Caldwell matou a tiro o ex-marido, Robert Caldwell, à frente do filho e foi detida. Os filhos do casal ficaram, então, sob a guarda temporária dos avós. Seis dias depois do homicídio, Jacob fugiu de casa e as imagens das câmaras de vigilância da cadeia de supermercados Walmart colocam-no à porta do estabelecimento ao início da tarde do dia 21 de agosto. A partir daí, não voltou a ser visto. Na semana passada, uma mulher contactou a polícia e garantiu ter informação “muito credível” sobre a localização do rapaz.

Além de ter garantido que Jacob estava numa casa em Miami Township, a cerca de 65 quilómetros do supermercado onde foi visto pela última vez, a mulher disse que tinha certezas de que as pessoas que viviam naquela casa estavam a planear mudar-se. Com base neste facto, as autoridades conseguiram um mandado de busca e encontraram Jacob Caldwell, agora com 15 anos, na cave da habitação. De acordo com a ABC, a polícia descobriu que o rapaz não estava apenas escondido na cave mas que esta era a sua “área primária para dormir” e ainda que Jacob vivia naquela casa em conjunto com quatro adultos.

Quando foi encontrado, Jacob estava bem de saúde mas permaneceu muito quieto; ainda assim, não resistiu a ser levado pela polícia. Durante um ano, o rapaz não foi à escola, não falou com mais ninguém que não os quatro adultos com quem vivia e nem sequer cortou o cabelo. Os relatos das autoridades indicam que Jacob nunca saía de casa e permanecia na cave a ver televisão ou a jogar videojogos.

A ABC avança ainda que os quatro adultos que também viviam naquela casa – ainda que não sejam familiares de Jacob – são amigos da mãe do rapaz e devem ser acusados de obstrução à justiça. O rapaz está agora num centro de detenção juvenil devido a um delito cometido anteriormente, numa ocasião em que fugiu da casa onde vivia com o pai e a madrasta. A mãe está detida e foi acusada do homicídio do ex-marido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR