É uma forma de aproximar os oradores que participam na Universidade de Verão do PSD: todos têm de sugerir um livro e um filme aos alunos, além de darem outras informações como a comida favorita ou o hobbie. O presidente do PSD, que não é adepto deste tipo de inquéritos, não escapou. Ninguém escapa. Rui Rio — que discursa no próximo domingo no encerramento do evento — decidiu sugerir aos alunos um dos últimos livros que leu: 1808, de Laurentino Gomes, explicando que é “um interessante relato da fuga da corte portuguesa para o Brasil“. O filme escolhido foi o mesmo que tinha sugerido aos alunos em 2005: O Nome da Rosa, baseado no romance de Umberto Eco e realizado por Jean-Jacques Annaud.

Rui Rio participa pela terceira vez na UV e foi mudando o hobbie, o filme, o livro e até a qualidade que mais aprecia (em 2009 era a lealdade, em 2018 é a amizade). Mas há algo que não mudou em 2005, 2009 e que se repete agora em 2018: a comida preferida, lampreia à bordalesa.

Começando pelo livro, em 2005 e 2009, anos em que Rio enfrentou autárquicas, Rui Rio sugeriu aos alunos o livro A Tirania da Comunicação de Ignácio Ramonet e só agora em 2018 preferiu um livro histórico. Quanto ao filme, Rio voltou a sugerir o mesmo filme de 2005, mas em 2009 tinha feito outra sugestão: Gandhi.

O hobbie de Rio em 2005 era andar de bicicleta. Em 2009, passou a ser ler e andar de bicicleta. Em 2018, é “ler e refletir, para exercitar a mente” e “praticar desporto, para exercitar o corpo e a mente”. O animal preferido também se manteve, tal como a lampreia, ao longo dos anos: é o cavalo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os filmes sugeridos pela direção: De Bergman a Kusturica

Há ainda três vice-presidentes (discursam todos na quarta-feira) a participar na UV, além do líder parlamentar, que já fez uma intervenção na sessão de abertura. Nas sugestões de filmes, Fernando Negrão demonstrou dotes de cinéfilo, chamando a atenção para “o enigma da finitude, esse permanente mistério abordado como nunca em ‘Gritos e Sussuros‘, de Ingmar Bergman”. E acrescentou: “Falando de Bergman, verificar a sua forte influência nos filmes de Woody Allen. Como exemplo, veja-se ‘Cenas da vida de um casamento‘ de Bergman e ‘Manhattan‘ de Allen”.

Negrão envia recado à bancada: “Quem define a estratégia do PSD é a direção”

Já Salvador Malheiro sugere o filme Underground, de Emir Kusturica, enquanto Morais Sarmento opta por Melhor é Impossível, realizado por James L. Brooks e que tem como protagonista Jack Nicholson. Já David Justino sugere como filme Sete Pecados Mortais, de David Fincher.

Quanto a livros, Malheiro sugere A Arte da Guerra, de Sun Tzu. Já Fernando Negrão opta pela História de Portugal, de Joaquim Veríssimo Serrão, explicando que nunca se deve deixar de “lera a saga de um povo que nunca deixou de lutar pelos seus, mesmo que quase sempre longe dos seus.” David Justino sugere A Morgadinha dos Canaviais, de Júlio Dinis, dizendo que “é um dos melhores romances e um dos maiores escritores portugueses e nem sempre tem sido devidamente reconhecido.”

Nos hobbies, também há algumas curiosidade. Fernando Negrão gosta de “jogar xadrez sozinho”, explicando que “é uma excelente forma de se olhar para vitórias e derrotas como aprendizagens.” Já David Justino tem como hobbie “fotografia e música”, Morais Sarmento “mergulho e viagem” e Salvador Malheiro a “família”.

Quanto a animais preferidos, David Justino e Fernando Negrão gostam ambos de cães, que, aliás têm. Morais Sarmento prefere o tubarão baleia. Salvador Malheiro, o pombo-correio.