Uma das netas da rainha Isabel II, a princesa Eugenie, vai casar já na próxima sexta-feira, dia 12 de outubro, com Jack Brooksbank, com quem namora há cerca de sete anos. O casamento acontece, tal como em maio último, na capela de Windsor, mas esta é de longe a única semelhança com a cerimónia protagonizada pelo primo, o príncipe Harry, e pela ex-atriz Meghan Markle. Estes são os detalhes que se conhecem sobre o próximo casamento real britânico, que já tem direito à hashtag #RoyalWedding2.

https://www.instagram.com/p/BoPVhn0gHff/?hl=pt&taken-by=princesseugenie

O pedido de casamento

O casal namora há sete anos. Ela é a nona na linha de sucessão ao trono, ele é um socialite que já trabalhou com a marca de tequila que George Clooney ajudou a popularizar — Casamigos; antes disso, foi gerente da discoteca londrina Mahiki. Eugenie foi pedida em casamento quando estava de férias na Nicarágua. Jack ajoelhou-se junto a um lago, com um “belo vulcão” na paisagem. “Foi um momento incrível”, contou a princesa em entrevista. O anuncio foi oficializado pelo Palácio de Buckingham em janeiro deste ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cerimónia ecológica

A filha mais nova dos duques de York revelou à edição de setembro da Vogue que a cerimónia terá uma vertente ecológica, sendo que todo o plástico será banido. “Toda a minha casa é antiplástico”, contou a princesa, que recentemente tornou-se embaixadora do Project O, que tem como missão basilar proteger os oceanos da contaminação do plástico.

https://www.instagram.com/p/Bju–mUA1Wj/?hl=pt&taken-by=princesseugenie

O bolo de casamento

Harry e Meghan Markle deram nas vistas por quebrar a tradição real no que ao bolo de casamento diz respeito. Eugenie e Jack querem seguir as mesmas pisadas e, ao invés de escolherem frutos cristalizados, optaram por um bolo de chocolate e red velvet confecionado por Sophie Cabot. O mais certo é este estar decorado com hera.

https://www.instagram.com/p/Bon1FDdAnh9/?taken-by=sophiecabot

Casamento real a uma sexta-feira

12 de outubro de 2018 é a data do segundo casamento real em Windsor a acontecer no mesmo ano. Cinco meses separam o mediático casamento de Harry com Meghan Markle do da princesa Eugenie. Por uma questão de agenda dos muitos membros da realeza, o casamento ficou marcado para uma sexta-feira.

Convidados de luxo

Além dos membros da família real, entre os convidados esperados estão nomes bem conhecidos do público: Ellie Goulding, Ed Sheeran, James Blunt e David e Victoria Beckham, casal que já é presença habitual nestes eventos reais. Os convites, entretanto revelados à Vanity Fair, já foram todos enviados.

Cinco incógnitas sobre o casamento de Eugenie e Jack

O povo também foi convidado

À semelhança do que aconteceu no casamento entre o príncipe Harry e a norte-americana Meghan Markle, que contou com a presença, imediatamente à saída da capela, de 2.640 membros do público, também esta cerimónia vai ter 1.200 pessoas convidadas, crianças e adultos, ligadas a organizações e associações de todo o país. Segundo a publicação Hello, cerca de 100 mil pessoas candidataram-se a este convite.

No recinto do castelo também estarão presentes representantes das instituições de caridade apoiadas pela princesa Eugenie e pelo noivo Jack Brooksbank, bem como membros da comunidade de Windsor e crianças das escolas locais que a princesa frequentou. Após o enlace, segue-se um cortejo a bordo de uma carruagem, com o novo casal real a percorrer uma parte de Windsor, ainda que o trajeto não inclua a Long Walk.

O dress code

Se no casamento de Harry e Meghan Markle o dress code contemplava, para os homens, o uso de uniforme, este é completamente descurado na cerimónia da princesa Eugenie, que optou por simplificar as coisas muito por causa dos convidados vindos dos Estados Unidos da América: na próxima sexta os homens deverão usar apenas fraques. 

O vestido de noiva

Como seria de esperar, o vestido de noiva está no segredo dos deuses, ainda que as apostas apontem para o designer Erdem.

A receção da rainha

Tal como aconteceu no casamento de Harry com Meghan Markle, a rainha Isabel II vai proporcionar uma receção ao casal findo o cortejo a bordo de uma carruagem. Nessa mesma noite, família e amigos terão um encontro de fato e gravata no Royal Lodge, propriedade onde reside o pai da noiva, o príncipe Andrew. A casa em questão é dotada de 30 quartos, incluindo sete casas de banho e um salão.

Depois das polémicas, o regresso: Sarah Ferguson está de volta

A dama de honor

A representar este papel vai estar a princesa Beatrice (30 anos), irmã mais velha de Eugenie (28 anos).

https://www.instagram.com/p/BgcU9yJgEjB/?hl=pt&taken-by=princesseugenie

O bouquet

Praticamente todos os bouquet reais têm murta, uma planta nativa do sul da Europa que simboliza amor. Também a mãe de Eugenie, Sarah Ferguson, usou murta no seu bouquet, ainda que anos depois se divorciasse do príncipe Andrew.

https://www.instagram.com/p/BmOifvZAjVS/?hl=pt&taken-by=princesseugenie

Os custos

De acordo com o The Mirror, as despesas com a segurança da cerimónia andarão à volta dos 2 milhões de euros — uma soma em muito semelhante à quantia gasta no último casamento real, a 19 de maio deste ano. Esta parte da despesa vai ser paga pelos contribuintes mas, escreve a Hello, o casamento de Eugenie também terá impacto na economia britânica.

Os títulos após o casamento

A princesa Eugenie manterá sempre o título, enquanto o futuro marido permanecerá um membro do público. Depois da cerimónia, Eugenie ficará conhecida como Sua Alteza Real Princesa Eugenie, Mrs. Jack Brooksbank.

https://www.instagram.com/p/BgHOiXAgsVJ/?hl=pt&taken-by=princesseugenie

O anel

O anel de noivado é composto por uma safira “padparadscha”, rodeada de diamantes. Também o anel da mãe de Eugenie tinha uma pedra rara e colorida.

A polémica com a BBC

À semelhança do que aconteceu a 19 de maio, a BBC não vai transmitir na totalidade o casamento de Eugenie. Em setembro, uma fonte próxima do casal avançou que a BBC rejeitou fazer a cobertura total da cerimónia por temer “uma fraca audiência”. À Cosmopolitan, um porta-voz daquela emissora não comentou os rumores e assegurou apenas “cobertura noticiosa” nos diferentes serviços da BBC.