O conhecido programa de entretenimento Saturday Night Live (SNL), emitido pela cadeia americana NBC, produziu  um falso anúncio protagonizado pela actriz Julia Louis-Dreyfus, mais conhecida pela personagem Elaine na série Seinfeld, numa edição que foi para o ar há cerca de dois anos. O anúncio gozava ostensivamente com os automóveis eléctricos que, em 2016, para a Mercedes ainda eram uma “coisa” prevista lá muito mais para a frente.

Não faltou mesmo quem “lesse” nas entrelinhas do falso anúncio um certo beliscão à Tesla, que à época ainda não vendia mais veículos do que a marca alemã no mercado americano, mas prometia fazê-lo em breve, tanto mais que já se falava do Model 3. Oficialmente, trata-se de um sketch da SNL, mas há quem defenda que se tratou de um trabalho pago pelo fabricante germânico, uma vez que a imagem da Mercedes é demasiado evidente e excessivamente bem defendida, para não ser pago pelo fabricante germânico. A pronta reacção da Mercedes USA ao falso anúncio não fez mais do que reforçar essa ideia, com os comentários do mercedesblog a alimentarem ainda mais a suspeita.

No vídeo, Julia Louis-Dreyfus, que conduz um Tesla Model S no seu dia-a-dia, começa por brincar com a denominação do modelo, AA Class, numa clara alusão as pilhas AA, para depois ridicularizar os veículos eléctricos mostrando que o modelo está recheado de pilhas da Duracell, contendo 9.648 unidades. De seguida, brinca com o facto daquele modelo eléctrico atingir 52 milhas por hora (cerca de 84 km/h), tentando passar a mensagem que os eléctricos são mais lentos do que os carros similares equipados com motor a gasolina ou a gasóleo. Antes de terminar, o vídeo refere-se ainda num tom jocoso à mala e à possibilidade de alojar baterias extra, ao desempenho nos crash-tests e à hilariante forma como o condutor seria informado que deveria substituir uma das 9.648 pilhas, ou todas de uma só vez. O final, em que a actriz sai com dificuldade de um automóvel rodeado de pilhas velhas, enquanto informa que “as baterias não estão incluídas”, termina em alta um anúncio que até pode ser falso, mas nem por isso menos bem conseguido.

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Passados dois anos, a Mercedes entrou na guerra dos eléctricos, sendo o EQC a sua primeira proposta, um SUV que apresentou no passado mês de Setembro, mas que só vai comercializar dentro de um ano. Até lá, recorrendo ou não a baterias Duracell, tem de encontrar uma forma de o dotar com a necessária potência e autonomia, pelo menos para poder rivalizar com os fabricantes que estão há mais tempo no mercado, com este tipo de produtos, com os quais gozou (no bom sentido, é claro) há dois anos atrás. E a situação não está fácil, como pode ler aqui:

Mercedes apresentou o novo EQC. Mas já há polémica