Cerca de 5.500 migrantes que partiram das Honduras a 13 de outubro em direção aos Estados Unidos chegaram na quarta-feira à Cidade do México, informou a Comissão de Direitos Humanos daquele país.

O presidente da comissão, Nashieli Ramirez, deu conta deste novo número numa conferência de imprensa realizada num abrigo destinado aos migrantes localizado num estádio da capital.

Segundo Ramirez, 86% dos migrantes são hondurenhos e os restantes 14% são oriundos da Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Panamá e Costa Rica. A Comissão e o Conselho Municipal do México estão a coordenar a ajuda aos migrantes neste abrigo, que agora está lotado.

https://observador.pt/videos/atualidade/quem-sao-os-5-mil-migrantes-na-mira-de-trump/

Segundo as autoridades, a maior parte da caravana das Honduras já chegou ao México, prevendo-se que outros grupos em atraso cheguem ao México no final da semana. Duas outras caravanas, cada uma com cerca de dois mil migrantes, estão a caminho do sul do México.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os primeiros migrantes da segunda caravana poderão chegar ao México no próximo sábado, segundo Ramirez.

A maioria dos migrantes da América Central que chegam à Cidade do México está determinada a entrar nos Estados Unidos apesar das ameaças do Presidente Donald Trump, que prometeu impedi-los de entrar no país e enviou cerca de 4.800 militares para a fronteira.

Para escapar da pobreza ou da violência de gangues criminosos, mais de meio milhão de centro-americanos cruzam todos os anos o México na esperança de entrar nos Estados Unidos.