O Presidente norte-americano, Donald Trump, terá expressado vontade de ordenar ao Departamento da Justiça que abrisse investigações a dois adversários políticos: à ex-candidata presidencial Hillary Clinton e ao ex-diretor do FBI, James Comey, demitido pelo Presidente na sequência da abertura da investigação às suspeitas de conluio com o Kremlin.

A informação foi avançada pelo New York Times na noite de terça-feira. Segundo avançaram ao jornal duas fontes presentes na reunião, Trump terá expressado esse desejo ao conselheiro da Casa Branca Donald F. McGahn II, advogado responsável por prestar aconselhamento jurídico à presidência, na primavera.

De acordo com o Times, McGahn terá explicado ao Presidente que este não tem autoridade para ordenar a abertura de nenhum inquérito. Em teoria, poderia pedir uma investigação, mas tal poderia levar a acusações de abuso de poder e, como escreveu num memorando para o Presidente, as consequências poderiam ser várias, “inclusivamente um possível impeachment”.

Contactado pelo jornal, o advogado optou por não comentar. O seu representante, contudo, acrescentou que “McGahn gostaria de destacar que nunca teve conhecimento de que o Presidente alguma vez tenha ordenado uma investigação a Hillary Clinton ou James Comey”, declarou William A. Burck. Quanto ao conteúdo da conversa que teria ocorrido na primavera, com Trump a abordar a possibilidade junto do advogado, McGahn não quis comentar e sublinhou que o Presidente, como qualquer outro cliente, “tem direito ao sigilo” profissional.

O Times relembra que, embora não seja claro se Trump decidiu avançar com uma ordem explícita ao Departamento da Justiça para investigar os dois adversários, é certo que continuou a referir essa possibilidade, de acordo com duas fontes que falaram com o Presidente sobre essa matéria. Uma delas acrescentou que Trump terá dito que o diretor do FBI, Christopher A. Wray, era fraco, por não ter investigado com mais vigor Hillary Clinton, suspeita de uso indevido do seu email quando estava no cargo de secretária de Estado norte-americana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR