A Audi não resistiu à tentação e volta a adiantar-se à própria revelação do e-tron GT Concept, libertando as primeiras imagens da berlina eléctrica que deverá ter dimensões similares ao A5 Sportback e usufruir da tecnologia já validada para o Porsche Taycan, pelo que estaremos perante um modelo que superará os 400 km de autonomia.

É certo que as fotografias ainda mostram um protótipo camuflado, excepção feita para a imagem do farol dianteiro, mas não andaremos longe da verdade se assumirmos que este concept deverá rapidamente passar a versão de produção. Em linha, aliás, com o que aconteceu ao SUV e-tron que, poucos meses depois de ter surgido como protótipo em Genebra (Março de 2018), foi apresentado na sua roupagem final e, inclusivamente, já está a ser fabricado – não sem alguns problemas.

O segundo eléctrico da Audi não parece ser propriamente uma revolução em termos estilísticos, sendo de destacar, quando de visto de perfil, proporções próximas de um A5 Sportback, bem como a inscrição “Audi Sport”. E esta última indicação não é um detalhe pouco relevante, se pensarmos que é a divisão desportiva do fabricante de Ingolstadt que determina a fórmula final como se apresentam os RS e R8, pelo que será razoável esperar um claro enfoque na performance. A traseira, agressiva, reforça essa mesma impressão, ao passo que, na frente, salta à vista a nova grelha Singleframe, aqui com um formato mais octogonal, dimensões mais contidas e dividida em duas secções.

A berlina familiar eléctrica da Audi compartilha com a Porsche a Premium Platform Electric, devendo usufruir dos mesmos dois motores eléctricos que animam o Taycan, totalizando 600 cv. E, tal como o desportivo de Estugarda, também este e-tron GT vai recorrer ao sistema de 800V, que pode ser recarregado a 350 kW, para baixar drasticamente o tempo que o veículo tem de estar ligado à corrente em postos de carga rápida. Para saber mais detalhes, vamos ter de aguardar por amanhã.