Aston Martin

Brutal. Veja como é o motor atmosférico mais potente do mundo

286

A Aston Martin desvenda o V12 de 6,5 litros, cujos 1.014 cv vão fazer voar o Valkyrie. Os números são impressionantes: pesa 206 kg, atinge 11.000 rpm e oferece uma potência específica de 156 cv/litro.

Há muito que se fala do Aston Martin Valkyrie, um modelo que nasce da colaboração da marca britânica com a Red Bull Racing e que promete colocar a circular na via pública não só o mais rápido, como também o mais eficaz superdesportivo do mercado. Porém, são poucos os que terão esse privilégio, já que a produção estará limitada a 150 unidades, cada uma a custar à volta de 2,8 milhões de euros.

À medida que se aproxima a altura de começar a fazer a entrega das primeiras unidades aos clientes, o que está previsto acontecer já no próximo ano, o construtor de Gaydon vai revelando os segredos que fazem do Valkyrie uma proposta sem rival, pelo menos até surgir o Mercedes-AMG One. Primeiro, os homens do marketing puseram-nos a ouvir a sonoridade do motor e, agora, entenderam por bem mostrar até que ponto o V12 a 65º de 6,5 litros, desenvolvido pela Cosworth é “a expressão máxima do motor de combustão interna”.

Oferecendo a colossal potência de 1.014 cv (1.000 bhp) às 10.500 rpm, antes de atingir o pico máximo de rotação (11.000 rpm), e um binário máximo de 740 Nm a um regime de 7.000 rpm, estamos perante uma espécie de obra de arte, na essência um motor de competição preparado para circular em estrada. Que passa a ser, simultaneamente, o bloco atmosférico mais potente do mundo, oferecendo uma potência específica de 156 cv/litro.  Como se isto não bastasse, pesa apenas 206 kg, valor alcançado graças ao recurso a materiais extremamente leves em diversos componentes. As bielas, por exemplo, são em titânio.

De acordo com a Aston Martin, as cifras agora anunciadas dizem apenas respeito ao motor naturalmente aspirado, com a marca a prometer desvendar lá mais para a frente as especificações do sistema Kers que o apoia, similar aos que também recorrem os Fórmula 1 e cujo desenvolvimento foi entregue à Rimac. Curiosamente, os dados não batem certo com aquilo que a Cosworth deixou escapar há tempos, o que nos coloca a seguinte dúvida: será que os 1.146 cv (1.130 hp) de que falava a Cosworth destinam-se a uma versão (mais especial) do Valkyrie ou a versão de produção sofreu um corte de potência na recta final do programa de desenvolvimento?

Outra das dúvidas prende-se com a longevidade do 12 cilindros, pois ainda nada foi dito a esse respeito. É que, também aí, a Aston Martin pode (ou não) fazer a diferença face ao One, cuja necessidade de reconstruir o motor ao fim de apenas 50.000 km acaba por, de certa forma, retirar algum brilhantismo às prestações do superdesportivo da Mercedes-AMG.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)