Desde o final de agosto de 2018 que a China Three Gorges (CTG) não avançou com mais passos sobre a oferta pública de aquisição (OPA) à EDP. Há dúvidas, e “curiosidade” sobre o que vai acontecer, como disse João Galamba, Secretário de Estado da Energia. Contudo, espera-se que nas próximas semanas a chinesa avance finalmente com a notificação da operação na Direção-Geral da Concorrência, da Comissão Europeia, noticia o Negócios.

Para a CTG poder registar a OPA com a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) é necessária a aprovação de inúmeras entidades em oito países. Com a CTG a ter avançado apenas com uma notificação no Conselho Administrativo da Defesa Económica do Brasil (CADE), sabe-se agora que a empresa chinesa vai a Bruxelas depois dos feriados da celebração do ano novo chinês.

O mesmo jornal justifica que a necessidade da CTG estar a demorar tanto tempo para avançar com a OPA são os futuros impasses que pode encontrar. Problemas com reguladores nos Estados Unidos, onde a EDP tem grande parte do negócios da EDP Renováveis e a impossibilidade de a CTG poder manter ações na REN, por imposições comunitárias, estão entre as principais questões que estão a atrasar esta OPA.

Como refere o JE na edição em papel (sem link) desta semana, a decisão do governo português de obrigar a EDP a devolver 285 milhões de euros de ganhos extra com contratos de Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual, criou um “imenso mau-estar junto dos chineses” e é outro dos pontos que está a pesar na decisão da CTG. Apesar de esta decisão contrariar as expectativas da chinesa, a vontade de avançar com a OPA continua.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este compasso de espera tem criado dúvidas entre outros acionistas da empresa, como o fundo Elliot. Este fundo vê potencial a “médio prazo” na EDP e considera que a proposta do chineses é inferior ao valor real. Uma equipa da Elliot esteve em Lisboa esta semana para falar com vários acionistas para “oferecer soluções construtivas para desbloquear o potencial da EDP”, disse uma fonte do processo ao mesmo meio. O objetivo foi também o de desbloquear o processo para que a CTG avance com a OPA.

Dia 12 de março a EDP vai apresentar os resultados de lucros referentes a 2018 e espera-se que tenha um lucro entre 500 e 600 milhões de euros, inferior aos 800 milhões estimados. Justificação? A sanção imposta pelo Estado português. No mesmo dia, esta entidade liderada por António Mexia vai apresentar um novo plano estratégico focado nas energias renováveis, um dos principais ativos da empresa.

João Galamba sobre diesel: “Governo não tem nos seus planos nenhuma medida de proibição”