As vendas de carros caíram 15,1% nos caso dos motores a gasóleo e subiram 38,3% para os motores a gasolina e 256,3% para veículos elétricos em janeiro de 2019, por comparação a janeiro de 2018, noticiou o Jornal de Negócios, citando os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Em janeiro, os automóveis a gasolina passaram a representar 46,5% do mercado, os a diesel 43,6% e os a eletricidade 4,1%, mas a proporção nas vendas varia muito de marca para marca. A Peugeot foi a marca mais vendida e 60% foram veículos a gasolina, já a Mercedes, em terceiro lugar, teve 77% das vendas nos carros a diesel.

Mais de 70% dos veículos do Estado são a gasóleo

Portugal acompanhou, no passado mês, a tendência europeia de diminuir a venda de carros a gasóleo e aumentar a gasolina, mas, ainda assim, em 2018 Portugal continuava a ser o segundo país europeu com maior proporção de venda de carros a diesel.  O Governo não tem planos para acabar com os carros a diesel, mas o ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, alertou em janeiro que os carros a gasóleo tinham os dias contados.

Os carros a diesel têm (mesmo) os dias contados?

Os carros elétricos também viram um aumento das vendas em janeiro, representando 4% do mercado, noticiou o Jornal de Notícias. Mais, durante o ano de 2018, o número de veículos elétricos duplicou, chegando aos 7.771.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dos 4.073 vendidos em 2018, 1.170 foram financiados pelo Fundo Ambiental, num total de 2,6 milhões de euros (2.250 euros para cada automóvel), noticiou o Público. A partir deste ano, a compra de veículos elétricos só será apoiada pelo Estado se o valor do veículo for inferior a 60 mil euros, disse o Público citando novas regras que serão publicadas esta semana pelo Ministério do Ambiente e da Transição Energética. Para o Governo, quem compra um carro deste valor consegue comprá-lo com ou sem apoio.

O Fundo Ambiental de apoio à aquisição de veículos elétricos também contempla motociclos/ciclomotores e, a partir deste ano, bicicletas elétricas.