Milhares de “coletes amarelos” franceses manifestaram-se este sábado, pela 15.ª vez, em Paris, nos jardins do castelo Chambord e nos Campos Elísios, apesar do declínio desta revolta popular contra a política Presidente Emmanuel Macron.

“Não, o movimento não está a evaporar-se. Acho que pode durar”, contou Jérémy Desbois, de 22 anos, no protesto nos Campos Elísios, que reuniu quatro mil pessoas durante a tarde, contra as três mil da última semana.

Ao início da tarde, o Ministério do Interior francês contabilizava cerca de 11.600 ‘coletes amarelos’ em todo país, um ligeiro aumento em relação à semana passada, quando foram identificados 10.200 manifestantes.

Em 17 de novembro de 2018, o movimento dos ‘coletes amarelos’ iniciou uma série de manifestações contra política fiscal e social de Emmanuel Macron, juntando, na altura, cerca de 282 mil manifestantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em mais de três meses de protestos, os “coletes amarelos” experimentam novas formas de manifestação, como cerca de mil a fazer um piquenique em clima festivo e sob um sol de primavera no jardim de castelo Chambord, em Paris.

“Pode haver menos pessoas na rua, mas as pessoas vão continuar a sair se nada for alterado”, alertou Lucia Ferrera, uma enfermeira de 33 anos.

Outras manifestações aconteceram em toda a França, especialmente em Toulouse, onde centenas de pessoas, incluindo ‘coletes amarelos’, bloquearam a plataforma digital Amazon.

Em Clermont-Ferrand, as autoridades locais pediram aos moradores para evitar ir ao centro da cidade, onde cerca de 2.500 manifestantes entraram em confronto com as forças policiais, tendo sido detidas 15 pessoas.

Desde o início, vários confrontos têm marcado os protestos dos ‘coletes amarelos’, em França, onde já morreram 11 pessoas e cerca de duas mil ficaram feridas.