O Jornal de Negócios adianta que o mês de janeiro foi um dos melhores meses para a produção automóvel. Foram produzidos, em solo nacional, 30.926 veículos, o que perfaz o valor mais elevado desde 2000, segundo dados disponibilizados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

O único mês que quase chegou a estes números foi o de setembro do ano passado, quando foram fabricadas 30.248 viaturas, menos 678 quando comparado com janeiro deste ano. O número foi tão elevado que, tivessem sido produzidos mais 74 veículos e o setor automóvel alcançava a média de mil unidades produzidas diariamente.

Os números disponibilizados pela ACAP correspondem a uma subida de 22,4% da produção automóvel, face ao mês de janeiro do ano passado. Foram produzidos  mais de 26 mil automóveis ligeiros de passageiros, mais de 4 mil comerciais ligeiros e 456 veículos pesados.

De acordo com o mesmo comunicado, a ACAP confirma o relevo das exportações para o setor automóvel uma vez que “97,1 por cento dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo”. A Europa apresenta-se como o principal cliente com direito a 93,1% dos veículos fabricados em solo português. Alemanha, Itália, França, Reino Unido e Espanha lideram a tabela dos países que mais automóveis recebem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mercado automóvel cresce 2,6% em 2018 e atinge 273 mil novos veículos em circulação

O Jornal de Negócios destaca ainda a distribuição da produção pelas várias empresas do setor automóvel. A Autoeuropa continua ter a maior fatia com os 23.897 automóveis produzidos, correspondendo a mais de 77% do total nacional. Em declarações ao Negócios, fonte oficial da fábrica de Palmela justifica a subida com a “passagem de 17 para 19 turnos semanais, que ocorreu na segunda metade do ano passado”.

O segundo maior produtor foi a PSA de Mangualde, que fez sair da sua fábrica mais de 6 mil veículos, registando um crescimento na produção superior a 19%.

Em 2018 foi registado um novo máximo no que toca à produção automóvel. No total foram produzidas 294.366 viaturas, superando o anterior recorde, de 1998, quando foram produzidas 271.030.