Lua

Outra assim só em 2020. As fotos da última Super Lua do ano

249

Lua Cheia, perigeu e primavera juntaram-se esta noite para a última Super Lua do ano. Outra igual a esta só a 09 de março de 2020. O fenómeno foi fotografado por todo o mundo. Veja as imagens.

Desde terça-feira que o céu se preparava para a última Super Lua do ano. Primeiro foi o momento do perigeu, aquele em que a Lua mais se aproximou da Terra no seu percurso em nosso redor, que aconteceu a 19 de março às 19h47. Depois foi o nascer da Lua mais apetecível do fenómeno, que aconteceu esta quarta-feira entre as 18h e as 19h (dependendo do ponto do país). A seguir veio a cereja em topo do bolo: o instante em que a Lua Cheia chegou, à 01h43 de esta quinta-feira. Outra igual a esta só a 09 de março de 2020.

Quando a Lua entra no momento do perigeu parece-nos 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está mais afastada da Terra, durante o apogeu. O momento ideal para observar o nosso satélite natural foi quando ele nasceu, no azimute 97º no sentido de sul para este. É assim meramente por causa de uma ilusão ótica: quando está mais próxima ao horizonte e a podemos comparar a outros objetos, como árvores ou prédios, a Lua parece-nos maior.

Embora esta Super Lua não tenha sido tão grande como a anterior — em fevereiro, a Lua estava ainda mais perto de nós — as temperaturas de primavera (que chegou a tempo do fenómeno porque nos bateu à porta às 21h58) motivaram muitos curiosos a apontar as lentes ao céu na noite de quarta para quinta-feira. Aconteceu em Portugal e pelo mundo fora. Veja os resultados partilhados com o Observador na fotogaleria. E envie-nos fotos, se quiser vê-las no topo deste artigo, para o email: mlferreira@observador.pt

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Eleições Europeias

Querida Europa...

Inês Pina

Sabemos que nos pedes para votarmos de cinco em cinco anos, nem é muito, mas olha é uma maçada! É sempre no dia em que o primo casa, a viagem está marcada, em que há almoço de família…

Educação

Aprendizagem combinada: o futuro do ensino

Patrick Götz

Só integrando a tecnologia na escola se pode dar resposta às necessidades do futuro, no qual os futuros trabalhadores, mesmo que não trabalhando na indústria tecnológica, terão de possuir conhecimento

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)