Esta terça-feira foi possível observar a maior Lua cheia do ano. Depois da Lua de sangue em janeiro, chegou a Super Lua de fevereiro, também conhecida por Lua de neve. Foi até 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual. A Lua atingiu o seu pico às 10h54 desta terça-feira, mas, segundo a CNN, ainda assim este máximo não esteve visível. Percorra a fotogaleria e veja a Lua em várias partes do globo.

“Uma Super Lua ocorre quando a Lua cheia está no ponto mais próximo de sua órbita da Terra, que também é chamada de perigeu'”, explicou a NASA ao USA TODAY. Em Portugal, a melhor hora para a observar o fenómeno foi às 18h17 em Lisboa, às 18h10 no Porto, às 18h58 no Funchal e às 18h28 em Ponta Delgada.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL),”para um observador, a Lua parece maior quando está perto do horizonte e quando aparece por entre edifícios ou árvores”. Este fenómeno resulta da “ocorrência simultânea da fase de Lua cheia e da presença da Lua no perigeu”, sendo que durante esse período a Lua está a cerca de 356 761 km da Terra. A entidade refere também que este é “um fenómeno cíclico”, pelo que o último de 2019 ocorrerá a 21 de março.

De acordo com a CNN, esta Super Lua é conhecida por “super-Lua de neve” por ocorrer em fevereiro, mês de fortes nevões, e está associada a uma tradição antiga. Segundo a cadeia de televisão norte-americana, antigamente o calendário lunar estava associado à mudança das estações do ano, sendo que os meses lunares estavam associados às mudanças das estações, e não ao ano solar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este ano é marcado por três Super Luas, sendo que a primeira aconteceu em janeiro. Nessa altura, deu-se um eclipse total da Super Lua, com o satélite a esconder-se na sombra que a Terra projetou no espaço.

As cinco horas da Super Lua Vermelha em 5 pontos (e muitas imagens) para quem esteve a dormir