O senador republicano norte-americano Mike Lee, do Utah, diz ter a solução para as alterações climáticas. Não passa pela proposta dos democratas do “Green New Deal” (Novo Acordo Verde), nem por fazer qualquer reforma ao nível da economia sustentável. Passa, sim, por algo bem mais simples: “Apaixonar-se, casar e ter filhos”.
“A solução para a mudança climática não passa por nada tão sério como o que estamos aqui a considerar esta semana no Senado, mas, sim, pelo negócio do florescimento humano”, começou por dizer Lee durante a discussão do “Green New Deal”, proposto pelos democratas. “A solução para muitos dos nossos problemas, em muitas alturas e em muitos sítios, é apenas apaixonar, casar e ter filhos”, continuou.
Como assim? Mike Lee tentou explicar: como as alterações climáticas são um desafio da “engenharia”, será tanto mais resolvido quanto mais jovens-adultos dinâmicos e voltados para o futuro houver. “Os problemas da imaginação humanas não são resolvidos com mais leis, são resolvidos com mais humanos”, disse, citado pela CNN. “Mais pessoas significa mercados maiores para a inovação, e mais bebés significa mais jovens-adultos voltados para o futuro, que é o que precisamos para resolver um problema de larga escala e de longo prazo como este”, disse.
Senator Mike Lee (R-UT) is on the Senate floor right now discussing @AOC and @SenMarkey's Green New Deal.
These are not photoshopped. pic.twitter.com/j8YWahtR1j
— Waleed Shahid ???? (@_waleedshahid) March 26, 2019
Para este senador republicano, a proposta de reforma da “economia verde” encabeçada pelos democratas, entre eles a jovem Alexandria Ocasio-Cortez, não é mais do que “ridícula”, comparando-a a uma imagem (que mostrou no palco do Senado em tamanho de poster) do antigo presidente Ronald Reagan em cima de um dinossauro a disparar uma metralhadora. Em que sentido? No sentido em que a imagem é “incrível” mas não “descreve a realidade”. “Esta imagem tem tanto a ver com a luta contra o comunismo no século XX quanto o Green New Deal tem a ver com a luta contra as alterações climáticas no século XXI”, disse ainda.
Além da imagem de Reagan no dinossauro, Mike Lee exibiu outros posters em tamanho grande para ridicularizar as propostas de combate às alterações climáticas, como é o caso de imagens do super-herói Aquaman em cima de um cavalo-marinho gigante ou de um suposto habitante do Alasca a viajar em cima das míticas criaturas do universo Star Wars, os tauntauns.
No Twitter, a congressista de Nova Iorque Alexandria Ocasio-Cortez respondeu ao senador republicano dizendo que, se por vezes tem dias difíceis em que duvida de si própria e tende a acreditar nos “haters”, há outros dias em que “eles” (os “haters”) fazem coisas que só a fazem ter a certeza de que está no lugar certo. “Se este homem pode ser Senador, então tu podes tudo”, escreveu. Noutro tweet, a democrata ridiculariza o senador por estar a usar posters do Aquaman para provar que o Green New Deal é “um desperdício de dinheiro”.
https://twitter.com/AOC/status/1110591219804049408
GOP Senators are using their Congressional allowances to print Aquaman posters for themselves to argue that a #GreenNewDeal saving our nation from climate change is a ‘waste of money’ ???? https://t.co/iMNY0dJmCy
— Alexandria Ocasio-Cortez (@AOC) March 26, 2019