Um sismo de magnitude 6,2 atingiu a costa do Equador e fez-se sentir esta manhã na costa Norte do Peru, avança a Reuters. O terramoto começou a sentir-se às 02h04 horas locais (08h04 de Lisboa). Não há vítimas mortais nem danos maiores, disse no Twitter o presidente do Equador Lenín Moreno.
Un abrazo solidario a mis compatriotas en #SantaElena. Les informo que @Riesgos_Ec no ha reportado víctimas, heridos o daños materiales mayores. Les pido siempre mantenerse informados por las fuentes oficiales de comunicación.
— Lenín Moreno (@Lenin) March 31, 2019
O terramoto foi registado a 27 quilómetros norte da cidade de Santa Helena a uma profundidade de 18,5 quilómetros. Na hora seguinte ao primeiro impacto, já se registaram pelo menos dez réplicas, e três foram acima de 5,0 na escala de Richter, segundo o U.S. Geological Survey (USGS), o departamento norte-americano de geologia.
À volta do epicentro vivem pelo cerca de 1,5 milhões de pessoas. O Serviço Nacional de Gestão de Risco e Emergências do Equador partilhou no Twitter mais informações sobre o sismo e avisa que, com os dados que dispõe, não há risco de tsumani na costa.
[Comunicado] Primer comunicado sobre los sismos registrados este domingo 31 de marzo, desde las 02h04, en las costas de la provincia de #SantaElena pic.twitter.com/Uw9HCLi4qL
— Riesgos Ecuador (@Riesgos_Ec) March 31, 2019
No Twitter, alguns equatorianos partilham vídeos de pessoas nas ruas numa altura em que ainda estão a sentir-se réplicas.
Caravana de vehículos de turistas regresan a Guayaquil por #sismos en costas de #Ecuador #Temblor esten pendientes: @CTEcuador @ATMGuayaquil manejen con cuidado. pic.twitter.com/dPrBu5w5Nv
— Alfredo Molina (@amolinag) March 31, 2019
Sismo #Ecuador #Guayaquil pic.twitter.com/DDNSbVY6nY
— Richard Ivan (@richardriosfr) March 31, 2019
Perante o facto de não haver danos materiais ou vítimas, no Twitter houve quem partilhasse opinião sobre os sismos que durante a noite deixaram parte da costa do Equador acordada.
https://twitter.com/Astroneli18/status/1112283888804642818
Em fevereiro, foi sentido um forte sismo de 7,7 na escala de Richter perto da mesma zona.