Paulo de Morais vai mesmo ser candidato ao Parlamento Europeu nas eleições de 26 de maio, mas será candidato apenas pelo Nós, Cidadãos! O Partido da Terra não vai integrar a coligação, mas o eurodeputado José Inácio Faria apoia a candidatura e deve integrar a lista.

Paulo de Morais será cabeça-de-lista pelo MPT e Nós, Cidadãos, mas Tribunal Constitucional travou a coligação

A candidatura apenas pelo Nós, Cidadãos! foi confirmada ao Observador pelo cabeça-de-lista, Paulo de Morais, que adianta, em comunicado difundido pelo partido, que a candidatura pretende “voltar a colocar o cidadão no centro da agenda política nacional e europeia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Partido da Terra atravessa problemas jurídicos com o eurodeputado José Inácio Faria e Luís Vicente a reclamarem a liderança do partido. O Tribunal Constitucional entende que a situação não é clara e rejeitou a coligação entre o MPT e o Nós, Cidadãos!

Europeias: são novos, são pequenos e prometem ser melhores. Mas será que estão a conseguir?

José Inácio Faria critica a postura do Palácio Ratton que “bloqueou a participação do Partido da Terra nestas eleições europeias”. “O Tribunal Constitucional deu um tiro no próprio pé”, acrescentou o ainda eurodeputado, que considera a rejeição da coligação “lamentável”.

Ainda assim, José Inácio Faria pode vir a integrar a lista liderada por Paulo Morais, garantindo, desde já, o apoio ao cabeça-de-lista do Nós, Cidadãos! O Observador sabe que toda a estrutura da candidatura se mantém igual, caindo apenas o apoio do MPT. Ou seja, a lista deverá manter-se inalterável apesar da alteração da coligação para uma candidatura única.

Paulo de Morais foi candidato presidencial em 2016, tendo ficado em 7º lugar com 100 mil votos. O Nós, Cidadãos! vai avançar pela primeira vez a umas europeias.