Eleições Europeias

Paulo de Morais avança pelo Nós, Cidadãos! mas conta com apoio do eurodeputado do MPT

3.292

Paulo de Morais vai mesmo ser candidato ao Parlamento Europeu, mas numa candidatura apenas do Nós, Cidadãos! O MPT não integra a coligação embora o eurodeputado José Inácio Faria apoie a candidatura.

Paulo de Morais candidata-se ao PE depois de ter sido candidato a Belém em 2016

JOSÉ COELHO/LUSA

Paulo de Morais vai mesmo ser candidato ao Parlamento Europeu nas eleições de 26 de maio, mas será candidato apenas pelo Nós, Cidadãos! O Partido da Terra não vai integrar a coligação, mas o eurodeputado José Inácio Faria apoia a candidatura e deve integrar a lista.

A candidatura apenas pelo Nós, Cidadãos! foi confirmada ao Observador pelo cabeça-de-lista, Paulo de Morais, que adianta, em comunicado difundido pelo partido, que a candidatura pretende “voltar a colocar o cidadão no centro da agenda política nacional e europeia”.

O Partido da Terra atravessa problemas jurídicos com o eurodeputado José Inácio Faria e Luís Vicente a reclamarem a liderança do partido. O Tribunal Constitucional entende que a situação não é clara e rejeitou a coligação entre o MPT e o Nós, Cidadãos!

José Inácio Faria critica a postura do Palácio Ratton que “bloqueou a participação do Partido da Terra nestas eleições europeias”. “O Tribunal Constitucional deu um tiro no próprio pé”, acrescentou o ainda eurodeputado, que considera a rejeição da coligação “lamentável”.

Ainda assim, José Inácio Faria pode vir a integrar a lista liderada por Paulo Morais, garantindo, desde já, o apoio ao cabeça-de-lista do Nós, Cidadãos! O Observador sabe que toda a estrutura da candidatura se mantém igual, caindo apenas o apoio do MPT. Ou seja, a lista deverá manter-se inalterável apesar da alteração da coligação para uma candidatura única.

Paulo de Morais foi candidato presidencial em 2016, tendo ficado em 7º lugar com 100 mil votos. O Nós, Cidadãos! vai avançar pela primeira vez a umas europeias.

Oiça as melhores histórias destas eleições europeias no podcast do Observador Eurovisões, publicado de segunda a sexta-feira até ao dia do voto.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mdias@observador.pt
Ambiente

A onda verde na UE e os nacionalismos

Inês Pina

Se hoje reduzíssemos as emissões de CO2 a zero já não impedíamos a subida de dois graus centígrados. E estes “míseros” dois graus vão conduzir ao fim das calotas polares e à subida do nível do mar.

Eleições Europeias

Os ventos que sopram da Europa

Jose Pedro Anacoreta Correira

É preciso explicar que o combate pela redução de impostos não significa menos preocupação social. É precisamente o inverso: um Estado menos pesado contribui para uma sociedade mais justa. 

Crónica

Portugal, país-slime /premium

Helena Matos
462

Estão a ver aquela massa viscosa com que as crianças se entretêm? O slime, claro. Portugal está a tornar-se num país-slime, onde os valores são moldados a gosto e a responsabilidade não  existe.

Política

Podemos falar de coisas sérias?

Salvador Furtado

Outubro já não está assim tão distante, e o governo sabe isso. Mas o assunto da maior carga fiscal de sempre? E o da corrupção? E o de sermos um dos países com um dos piores crescimentos da zona euro?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)