Para Mathieu Shamavu foi apenas “mais um dia no escritório”. O guarda-florestal do Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, tirou uma selfie com duas gorilas em poses humanas e a foto tornou-se viral depois de ter sido publicada no Facebook.

As gorilas, Ndakazi e Ndeze, foram resgatadas ainda em bébés por dois guardas que pertencem a uma equipa de 600 trabalhadores que lutam para garantir a segurança dos animais, numa área de conflitos armados e caça furtiva. Mathieu Shamavu pertence ainda ao grupo “Elite Anti-Poaching Trackers And Combat Trackers”, uma unidade anti-caçadores.

ANOTHER DAY AT THE OFFICE…Photo: Ranger Mathieu Shamavu (c)NOTE: UNAUTHORIZED USE OF THIS PHOTO WILL BE REPORTED TO FACEBOOK

Posted by The Elite AntiPoaching Units And Combat Trackers. on Thursday, April 18, 2019

Os gorilas habitam numa unidade especial do parque, património mundial da UNESCO, no Congo. O diretor do Parque Nacional de Vriunga, Innocent Mburanumwe, referiu que as mães de Ndakazi e Ndeze foram mortas por caçadores em 2007, quando as gorilas tinham apenas alguns meses de vida. Mburanumwe destacou ainda que os dois animais aprenderam a imitar comportamentos humanos com os dos guarda-florestais, que cuidam dos animais desde a sua infância.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estas raparigas são muito descaradas, por isso esta foto capta na perfeição a sua verdadeira personalidade!”, referiu o parque no Instagram. A publicação esclarece ainda que “não é surpresa ver estas fêmeas a andar em pé”, visto que “a maioria dos primatas se sente confortável a caminhar durante curtos períodos de tempo”.

ABC

O parque é casa de 22 espécies de primatas e funciona com um autêntico santuário. Cerca de um terço da população mundial de gorilas-das-montanhas, altamente ameaçados de extinção, habita nas florestas vulcânicas do parque.

As fotografias obtiveram mais de 20 mil partilhas e quase 30 mil gostos no Facebook. No Twitter, Yvonne Ndege, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados no Quénia, descreveu a fotografia como “a selfie do ano”.

O Parque Nacional de Virunga tem sensibilizado a população para os perigos que estes animais enfrentam e fez agora um pedido especial de contributos para a preservação da vida selvagem do parque. “Conservar a fantástica vida selvagem de Virunga é um desafio constante para o parque e não seria possível sem o vosso apoio”, refere a administração no Instagram.

Na República Democrática do Congo, os conflitos entre forças do governo e grupos armados põem em causa a preservação dos animais e dificultam o trabalho dos guardas-florestais. Os grupos armados ocupam o parque florestal, caçam os gorilas e ameaçam os trabalhadores que tentam proteger as espécies. Segundo a BBC, 130 guardas-florestais foram mortos em Virunga desde 1996 e, apenas no ano passado, cinco guardas foram assassinados, numa emboscada de rebeldes.