Morreu Peter Mayhew, o ator britânico que ficou conhecido pelo seu papel de Chewbacca na saga Star Wars. O ator tinha 74 anos e morreu na passada terça-feira, na sua casa, no norte do estado norte-americano do Texas. Mas só esta quinta-feira a família confirmou a notícia, no próprio Twitter do ator, sem adiantar a causa da morte. O TMZ, no entanto, avança que o ator morreu na sequência de um problema cardíaco.
A família de Peter Mayhew, com profundo amor e tristeza, lamenta partilhar a notícia de que Peter morreu. Deixou-nos na noite de 30 de abril de 2019, com a família a sua lado, na sua casa no norte do Texas”, lê-se na publicação.
Será realizada uma cerimónia só para a família, no mês de junho. Mas, está previsto que, em dezembro, se realize um cerimónia para os fãs de Peter Mayhew, em Los Angeles, avança também o TMZ. Mayhew completaria 75 anos no próximo dia 19 de maio.
The family of Peter Mayhew, with deep love and sadness, regrets to share the news that Peter has passed away. He left us the evening of April 30, 2019 with his family by his side in his North Texas home. pic.twitter.com/YZ5VLyuK0u
— Peter Mayhew Foundation (@TheWookieeRoars) May 2, 2019
Foi descoberto pelo produtor Charles H. Schneer, quando trabalhava num hospital em Londres, no departamento de cardiologia. Schneer encontrou a sua fotografia num artigo de um jornal local acerca de um homens com pés grandes. O produtor acabou por escolhê-lo para o filme de 1977, “Sinbad and the Eye of the Tiger”.
No ano seguinte, participou no casting para a saga Star Wars. O criador, George Lucas, procurava para o papel um ator alto e tinha inicialmente em vista o ator David Prowse — que tinha 1.98 metros e que viria a interpretar a personagem de Darth Vader, na mesma saga. Mas Mayhew tinha mais 23 centímetros e acabou por ser escolhido para o papel que o tornou famoso. Ao longo dos anos, foi-se contando a história de que a única coisa que Mayhew teve de fazer no casting foi ficar de pé.
Mayhew interpretou o papel de Chewbacca em cinco filmes da saga: “Star Wars”, em 1977, “O Império Contra-Ataca”, em 1980, “O Regresso de Jedi”, em 1983, “A Vingança dos Sith”, em 2005, e, mais recentemente, “O Despertar da Força”, em 2015. O ator britânico participou ainda em séries de televisão como “Donny & Marie”, “Os Marretas” ou “Glee”. Escreveu ainda dois livros juvenis: Growing Up Giant e My Favorite Giant.
Robert Iger. “Um gigante gentil a interpretar um gigante gentil. Descansa em paz”.
Robert Iger, CEO da The Walt Disney, utilizou o Twitter para lamentar a morte de Mayhew. “A The Walt Disney Company lamenta a morte do nosso querido ator de Chewbacca, Peter Mayhew. Peter era maior do que a vida em tantas maneiras… um gigante gentil a interpretar um gigante gentil. Descansa em paz”, lê-se na publicação.
The @WaltDisneyCo mourns the loss of our beloved #chewbacca portrayer, #PeterMayhew. Peter was larger than life in so many ways…a gentle giant playing a gentle giant. Rest in peace.
— Robert Iger (@RobertIger) May 2, 2019