Vinho

Vinho. O regresso ao Estoril de uma wine summit que é um “must”

A Must Fermenting Ideas volta para uma 3ª edição nos dias 26, 27 e 28 de junho. Os temas vão ser discutidos por 17 oradores vindos de cinco continentes. O crítico do New Times também está de regresso.

© Divulgação

Quando surgiu, em junho de 2017, colocou questões pertinentes sobre o vinho natural, sobre se os millennials eram o futuro do vinho e mostrou como a China estava de olhos postos neste mercado. Dois anos depois, os temas são outros, o local o mesmo: a Must Fermenting Ideas está de regresso ao Centro de Congressos do Estoril e arranca já no próximo dia 26 de junho. São três dias de conferências que vão ter como oradores críticos, produtores, membros do trade, enólogos, cientistas, sommeliers e jornalistas de vinhos vindos de cinco continentes.

Entre os 17 oradores estão nomes importantes do sector, tal como Lisa Perrotti-Brown, atual editora executiva da publicação Robert Parker Wine Advocate, cuja atribuição de pontos aos vinhos é considerada uma das mais importantes. E é precisamente este tema que Perrotti-Brown vai abordar, ainda que numa perspetiva peculiar: diante de uma audiência seguramente curiosa para perceber o impacto das pontuações no negócio do vinho, a jornalista vai explicar porque é que “as pontuações não são tudo”.

Eric Asimov, editor-chefe da crítica de vinho do The New York Times, e Felicity Carter, editora-chefe da Wine Business International, regressam para uma terceira edição da Must: ele vai tentar responder à pergunta “Como escapar às armadilhas da enologia moderna?” e ela vai provocar o público com o tema “Vinho no Masculino”.

Os temas são mesmo muitos — dos inusitados vinhos laranja à produção de vinho na África do Sul, passando também pelas alterações climáticas –, pelo que o melhor é consultar o programa disponibilizado na página oficial da iniciativa. O tópico dos vinhos naturais volta, uma vez mais, à conversa: Isabelle Legeron, criadora da feira de vinhos RAW Wine que acontece em Londres, Berlim, Nova Iorque, Los Angeles e Montreal, vai contribuir para a discussão.

As palestras acontecem das 8h30 às 18h e vão ocupar o grande auditório. A par destas, o programa da Must Fermenting Ideas contempla outras iniciativas, tal como provas de vinhos comentadas.

Os preços fixam-se nos 300 euros, valor que inclui os três dias de sessões, três almoços, seis coffee breaks e prova de vinhos ao final do dia no Forte da Cruz, também no Estoril.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: acmarques@observador.pt
Desigualdade

Estudar é para todos?

José Ferreira Gomes

Todos os jovens merecem igual consideração e há que evitar oferecer diplomas sem valor futuro no mercado de trabalho. O facilitismo só vem prejudicar os jovens, em especial os socialmente mais frágeis

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)