Sorridente, de camisa branca, mangas arregaçadas e ao lado de uma curta mensagem. É assim que aparece Rui Rio no primeiro cartaz que o PSD vai afixar a partir de hoje em todo o país.

“Agora Portugal” é a frase escolhida para os outdoors e é assim que o PSD começa a passar a mensagem que quer levar até às eleições de outubro. Ao que o Observador apurou junto de quem ajudou na preparação da estratégia da campanha, o objetivo é que a frase seja lida como o reconhecimento de que Portugal está a ser adiado com as medidas e políticas do Governo de António Costa.

É uma frase curta, mas que pretende sinalizar que agora é tempo para mudar. O rosto dessa mudança é, claro, Rui Rio, e o objetivo é que o líder do PSD seja visto como alguém que pode “mudar o governo e desenvolver Portugal”, explica a mesma fonte.

O calendário para a divulgação dos novos cartazes quer também aproveitar as mais recentes declarações de membros do executivo que reconhecem que nem tudo vai bem na governação. Ontem à noite, António Costa reconheceu que o próximo governo vai ter de dar prioridade aos serviços públicos e já esta manhã, o governo pediu desculpa pelo caos nos transportes públicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para o PSD, estas declarações são lidas como uma admissão do primeiro-ministro de que os críticos da atuação do executivo tinham razão. E são vistas como uma oportunidade para lançar a estratégia para as legislativas. Uma necessidade urgente para os sociais-democratas que precisam de fazer esquecer o resultado historicamente baixo conseguido nas europeias de domingo, e que têm de galvanizar as tropas rapidamente para as legislativas. O tempo é escasso, e muita coisa vai estar em jogo quando forem lidos os resultados na noite de 6 de outubro.

Rui Rio quer excluir “desleais” das listas de deputados