O Sport Lisboa e Benfica torna-se esta quarta-feira no primeiro grande clube europeu de futebol a aceitar criptomoedas (moedas digitais como as bitcoin) como método de pagamento para quem compra bilhetes ou artigos de merchandising na loja online do clube. A novidade surge depois de o clube da Luz ter feito uma parceria com a startup portuguesa Utrust, que desenvolveu uma espécie de sistema PayPal para as criptomoedas.

“É um dia excitante para a história do S.L. Benfica, este em que anunciamos a decisão de aceitar pagamentos com criptomoedas. Os nossos benfiquistas fizeram do Benfica o clube especial e único que é e reconhecemos que muitos dos nossos adeptos são hoje utilizadores digitais. Quisemos, por isso, estar na vanguarda no que diz respeito à adoção de novas tecnologias e dar aos nossos adeptos a melhor experiência online. Estamos muito entusiasmados com as oportunidades que esta parceria com a Utrust apresenta para a evolução da nossa estratégia de comércio online e estamos ansiosos por aceitar os nossos primeiros pagamentos com criptomoedas”, afirmou o CEO do Benfica, Domingos Soares de Oliveira, em comunicado.

O Benfica tem mais de 14 milhões de fãs no mundo e cerca de 7 milhões nas várias plataformas de redes sociais. A parceria com a portuguesa Utrust serve também para ampliar a rede global a que chega, trazendo para mais perto do clube os fãs que optam pelo investimento em criptomoedas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Liderada por Nuno Correia, a Utrust conta com 21 milhões de dólares (18,7 milhões de euros) em investimento e emprega cerca de 50 pessoas nos escritórios de Londres, Suíça, Braga e de Lisboa, e também está incubada na aceleradora norte-americana 500 Startups.

“Esta parceria com aquele que é o clube de futebol português número 1 marca o alcance de um grande objetivo da Utrust e do ecossistema de ‘blockchain’ num todo. O Benfica é um dos maiores clubes do mundo e estamos encantados por tornar o sistema de pagamento com criptomoedas possível para os 14 milhões de fãs no mundo”, afirmou o CEO Nuno Correia, em comunicado.

A missão da Utrust é tornar os pagamentos com criptomoedas mais fáceis, seguros e baratos. Como? Permitindo que os consumidores possam comprar produtos online com moedas digitais, convertendo esse pagamento para o vendedor em dinheiro — euros, dólares ou outras moedas. Desta forma, o vendedor fica protegido da volatilidade do mercado e o comprador também, caso alguma coisa corra mal.

A 14 de maio, a startup portuguesa Utrust anunciou que fez uma parceria com a plataforma multinacional de dinheiro digital Uphold, o que lhe vai permitir ter a sua solução de pagamentos presente em 184 países e em 23 moedas.

Portuguesa Utrust chega a 184 mercados em parceria com multinacional Uphold