A DS, marca de posicionamento premium da PSA, foi a escolhida não só para estrear a plataforma e-CMP do grupo – a CMP, mas com ligeiras alterações para poder acomodar o pack de baterias –, como também para inaugurar as vendas, no mercado português, do primeiro modelo 100% eléctrico de nova geração do conglomerado francês. O DS 3 Crossback E-Tense, o primeiro SUV compacto de luxo exclusivamente movido a bateria, já pode ser encomendado entre nós, por valores que se iniciam nos 41.000€ – o preço estabelecido para a versão So Chic (todos os valores aqui).

Simultaneamente, a DS abre também as reservas para a variante híbrida plug-in do DS 7 Crossback, denominada E-Tense 4×4, comercializada por valores entre os 53.800€ da versão So Chic e os 59.800€ da configuração Grand Chic (tabela de preços).

Anunciando uma autonomia de 320 km, de acordo com o novo ciclo WLTP, o DS 3 Crossback E-Tense conta com um motor eléctrico de 100 kW (136 cv) com 260 Nm de binário, que é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 50 kWh. Os acumuladores aceitam carga a 100 kW, o que significa que em meia hora se recupera 80% da autonomia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Certezas e dúvidas. Guiámos o DS 3 Crossback eléctrico

Já a versão electrificada do topo de gama francês consegue percorrer 58 km em modo exclusivamente eléctrico. Mas esse não é o seu único trunfo pois, ao associar um motor a gasolina de 200 cv a dois motores eléctricos, o DS 7 Crossback E-Tense oferece uma potência combinada de 300 cv e um binário de 450 Nm, com tracção às quatro rodas. A bateria, de 13,2 kWh, é recarregável em menos de duas horas (1h45) numa wallbox da marca.