Rádio Observador

Parcerias Público Privadas

Encargos com PPP na saúde atingiram o valor mais alto de sempre: 469,1 milhões de euros em 2018

Foi o valor mais alto de sempre. A partir deste ano, os custos com as parcerias público-privadas deverão descer gradualmente com o fim dos contratos atuais.

Trata-se do valor mais alto gasto com PPP na área da saúde desde 2009, ano em que se começaram a realizar este tipo de parcerias

Hugo Delgado/LUSA

Os custos com as parcerias público-privadas na área da saúde totalizaram 469,1 milhões de euros em 2018, noticia esta quarta-feira o Jornal de Negócios, citando o mais recente relatório da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos (UTAP).

Trata-se do valor mais alto gasto com PPP na área da saúde desde 2009, ano em que se começaram a realizar este tipo de parcerias. Este ano, os encargos deverão ser de 425 milhões e no próximo de 302 milhões.

Será a primeira vez que os custos com as PPP descem, após terem atingido o pico em 2018. A descida gradual dos custos com as parcerias público-privadas está relacionada com o fim dos contratos atuais nos próximos anos.

Nesta quarta-feira, os deputados da comissão parlamentar de saúde reúnem-se para ratificar as propostas de alterações feitas no grupo de trabalho que nos últimos meses esteve a preparar a nova Lei de Bases da Saúde.

Durante o processo, as PPP foram a principal pedra na engrenagem e impediram qualquer acordo entre partidos. O fim das parcerias público-privadas era uma prioridade para o Bloco de Esquerda e para o PCP. À direita, a posição era a oposta.

No meio, o PS, com a difícil tarefa de fazer aprovar uma Lei de Bases sem o desaparecimento completo das PPP — mas que indique o caminho para privilegiar a gestão pública do SNS.

A solução encontrada foi a aprovação de um texto para a Lei de Bases sem qualquer referência às PPP, deixando um vazio legal a ser resolvido mais tarde com legislação específica.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)