Parcerias Público Privadas
Legislativas 2019

PPP no Hospital de Braga poupou 80 milhões?

Num comício em Famalicão, Assunção Cristas alegou que a Parceria Público-Privada no Hospital de Braga poupou 80 milhões de euros ao Estado. Mas os valores anuais ou totais do contrato são diferentes.
Rádio Observador

"Sob Escuta". O melhor da entrevista a Ana Jorge

Em entrevista ao "Sob Escuta", a ex-ministra da Saúde considera que houve uma “exacerbação” na discussão da nova Lei de Bases da Saúde. Mas é à Ordem dos Enfermeiros que deixa as maiores críticas.
Parcerias Público Privadas

Saúde. PCP quer clarificar recurso a privados

Secretário-geral do PCP defendeu que "é fundamental uma clarificação" sobre o recurso aos privados previsto na lei de bases da Saúde em discussão na Assembleia da República.
Parcerias Público Privadas

Custos com PPP na saúde com o valor mais alto

Foi o valor mais alto de sempre. A partir deste ano, os custos com as parcerias público-privadas deverão descer gradualmente com o fim dos contratos atuais.
Parcerias Público Privadas

Hospitais em PPP têm tempos de espera maiores

Os hospitais de Braga e Vila Franca de Xira têm menos gastos do que os hospitais públicos de dimensões semelhantes mas a resposta é mais lenta. Em certos serviços o tempo de espera duplica.
Parcerias Público Privadas

Mais 3 PPP arriscam chumbo no Tribunal de Contas

Após recusa de visto à concessão da Estrada Nacional 125, mais três contratos serão reenviados ao Tribunal de Contas. Infraestruturas de Portugal quer saber se podem ser executados ou se são ilegais.
Saúde

Lei de Bases da Saúde está concluída e sem PPP

A proposta de Lei de Bases da Saúde foi concluída pelo grupo de trabalho respetivo e vai começar a ser debatida na Comissão Parlamentar de Saúde. Não há qualquer referência a PPP.
Parcerias Público Privadas

Chumbo de concessão cria um "problema enorme"  

333
Ministro das Infraestruturas diz que chumbo do Tribunal de Contas a concessão da EN 125 cria um "problema enorme". Decisão está no Constitucional, mas Governo admite resgatar o contrato.
PAN

Vídeo. André Silva na Rádio Observador

Em entrevista na Rádio Observador, o deputado do PAN, André Silva, não exclui "dialogar" e "negociar" um apoio parlamentar a algum partido que vença as eleições sem maioria.
Parcerias Público Privadas

Saúde. PPP lideram lista de Excelência Clínica

1558
O Hospital de Vila Franca de Xira, o Hospital de Cascais e o Hospital de Braga conseguiram os três primeiros lugares em Excelência Clínica, baseado no maior número de áreas com classificação 3+.
Bloco de Esquerda

Lei de Bases da Saúde. "BE não muda", mas PS sim

162
Coordenadora do BE acusou o PS de já ter assumido "sete posições diferentes" sobre a nova Lei de Bases da Saúde em ano e meio. E sublinha: Bloco manteve a sua versão de sempre.
Hospitais

PPP no Hospital de Braga poupou 300 a 400 milhões

879
O Hospital de Braga assume-se como "um dos melhores e mais eficientes" do Serviço Nacional de Saúde, diz o líder do Grupo Melo. A PPP dura desde setembro de 2009 e chegará ao fim em 31 de agosto.
Saúde

Temido não quer lei de bases a "qualquer preço"

187
A ministra voltou a dizer que a melhor lei de bases da Saúde foi a proposta pelo Governo. Disse que a lei deve "responder melhor aos portugueses" e afirmou desconhecer detalhes das negociações PS-PSD.
Vila Franca de Xira

Doentes em refeitórios e casas de banho?  /premium

622
A Entidade Reguladora da Saúde fiscalizou o hospital de Vila Franca. O Observador foi ver as instalações e descobriu que o refeitório foi, afinal, adaptado e só recebe doentes com alta clínica.
PCP

PCP recusa adiar decisão sobre PPP na saúde

111
O acordo entre o PS e o PCP para a viabilização da Lei de Bases da Saúde parece cada vez mais distante. O PCP não abdica do fim das PPP e não equaciona deixar a decisão para a próxima legislatura.
Serviço Nacional de Saúde

As várias faces das PPP na saúde

336
Os hospitais em regime PPP foram os mais escrutinados em toda a história dos hospitais portugueses. Tal como foram os que mais pagaram ao Estado e os que menos receberam em função do serviço prestado.
Parcerias Público Privadas

Tribunal mantém chumbo à PPP do Algarve Litoral

Tribunal de Contas indeferiu o recurso da Infraestruturas de Portugal face à recusa de visto ao contrato da Algarve Litoral, concessão que gere a EN 125. Decisão pode ter impacto em outros contratos.
Serviço Nacional de Saúde

Costa, Louçã e o perigoso jogo de espelhos do SNS /premium

554
O PS e o Bloco envolveram-se numa polémica estéril e pueril que trata de esconder os principais problemas de um SNS que está a ser abandonado pela classe média e se arrisca a servir apenas os pobres.
Polícia Judiciária

PJ faz buscas no Hospital de Cascais

245
Em causa estão denúncias de falseamento de resultados clínicos que alegadamente aumentariam o financiamento da Parceria Público-Privada, avança a SIC Notícias.
Parcerias Público Privadas

Custos com PPP subiram 5% até junho de 2018

Relatório publicado com meses de atraso mostra que encargos com Parcerias Público Privadas (PPP) aumentaram 5% no primeiro semestre de 2018. Saúde, PPP de Cascais e SIRESP com maior subida na despesa.
Parcerias Público Privadas

Almerindo contou ordem para destruir papel em 2013

1014
Quando foi ouvido pelo Ministério Público em fevereiro de 2013, ex-presidente da Estradas de Portugal contou que recebeu papel com instruções para rever contratos de PPP e uma ordem para o destruir.
Parcerias Público Privadas

MP abre inquérito a suspeitas de dados falseados

O Ministério Público determinou a abertura de um inquérito para apurar denúncias que apontam para dados falseados no Hospital de Cascais.
Parcerias Público Privadas

PPP. Visto recusado tem consequências pesadas  /premium

119
Auditor da Infraestruturas de Portugal alerta: visto recusado a PPP terá consequências financeiras que não pode quantificar. Risco de resgate de contratos, pagamentos suspensos e compensações pedidas.
Saúde

PCP fala em "patrocínio" de PR no acordo PS/PSD

358
Comunistas rejeitam que as PPP na saúde se transformem num negócio que favoreça grupos económicos. E acusam Marcelo Rebelo de Sousa de estar por trás do recuo do Governo no acordo com a esquerda.
Parcerias Público Privadas

PS torna "PPP" da saúde supletivas

O PS propôs que as Parcerias Público Privadas na saúde, no futuro, passem a ter um caráter temporário "supletivo" em relação à gestão pública, requerendo uma explicação "devidamente fundamentada".
Parcerias Público Privadas

BE não vai ceder nas PPP da saúde

A líder do BE defende um Serviço Nacional de Saúde público, "que responde a toda a gente". "É por isso que lutamos, é por isso que temos feito este debate, é por isso que não cedemos", afirmou.
Saúde

Saúde. Bloco insiste no fim das PPP

441
A coordenadora do Bloco de Esquerda garante que nenhum contrato em vigor será posto em causa mas afirma que o sistema ficará sem novas Parcerias Públicas Privadas.
Parcerias Público Privadas

Governo já não vai lançar PPP no Hospital de Braga

436
Foi adiado por cinco anos o processo de avaliação que poderia fazer com que a gestão do Hospital de Braga fosse entregue a um novo parceiro privado. Hospital era gerido pelo Grupo Mello.
Parcerias Público Privadas

125 personalidades apelam ao fim das PPP na saúde

2035
São 125 nomes da medicina, cultura ou política e decidiram juntar-se por aquilo que consideram ser um bem maior: a gestão dos hospitais do SNS seja "exclusivamente pública".
Crédito

Portugal com 2.ª maior taxa de passivos de PPP 

A Eslováquia, Portugal, Hungria e o Reino Unido foram os Estados-membros que apresentaram as maiores taxas de passivos contingentes. Já relativamente ao crédito malparado, a Eslováquia está no topo.
Parcerias Público Privadas

Hospital de Braga regressa ao SNS até nova PPP

118
O grupo José de Mello Saúde teve a possibilidade de renovar o contrato de gestão do Hospital de Braga, mas considerou que a sustentabilidade financeira desse contrato "não se verifica".
Parcerias Público Privadas

As razões para o fim da PPP do Hospital de Braga /premium

627
O Hospital de Braga poderá voltar à esfera pública. A pergunta coloca-se: porquê mudar quando este é o melhor hospital do país? O Governo e a empresa gestora não chegaram a acordo em dois pontos.
Parcerias Público Privadas

Tribunal de Contas abre nova auditoria sobre PPP /premium

194
Nova ação de fiscalização surge no seguimento de suspensão de auditoria em 2014. Observador teve acesso a este relatório onde o Governo Passos Coelho é criticado por não respeitar "interesse público".
Parcerias Público Privadas

Pagamentos suspensos após chumbo de PPP do Algarve

Infraestruturas de Portugal suspendeu pagamentos a três subconcessões rodoviárias. Em causa estão dúvidas sobre consequências jurídicas de recusa de visto do Tribunal de Contas ao Algarve Litoral.
Ensaios do Observador

Hospitais em regime PPP: valem a pena? /premium

775
É uma questão que vale 447 milhões, o custo das parcerias público-privadas na Saúde em 2017. Mas será que o Estado ganha mesmo com este modelo? E como? As respostas num ensaio de Mário Amorim Lopes.
Investimento público

Riscos. Só a dotação para incêndios foi usada

Das almofadas previstas no Orçamento do Estado para riscos, só foi usada a dotação para combater incêndios. Investimento público não descola, está abaixo do orçamentado.
Parcerias Público Privadas

PPP. O cerco da PJ aos ex-governantes de Sócrates /premium

4914
Quebra de sigilo bancário para cinco ex-governantes e respetivas mulheres, buscas num cabeleireiro, acordos secretos. Os bastidores da investigação da PJ às PPP, em que Paulo Campos é o grande alvo.
Parcerias Público Privadas

Acordo escondido nas PPP custa 705 milhões

5672
Um relatório da PJ refere um acordo escondido entre a Estradas de Portugal e as subconcessionárias para salvar as Parcerias Público Privadas rodoviárias feitas na governação de Sócrates.
Parcerias Público Privadas

Chumbo de PPP pode custar centenas de milhões /premium

223
Recusa de visto do Tribunal de Contas ao contrato do Algarve Litoral pode fazer cair outras renegociações de subconcessões rodoviárias. Em risco estão poupanças e Estado pode ter de indemnizar.
Parcerias Público Privadas

PPP custaram 1632 milhões de euros no ano passado

PPP custaram aos contribuintes 1.632 milhões de euros em 2017, menos 5% do que em 2016. Descida deve-se à diminuição dos encargos e aumento das receitas nas portagens das PPP rodoviárias.
Parcerias Público Privadas

Tribunal recusa visto ao contrato da EN 125

Tribunal de Contas recusou visto à renegociação do contrato da subconcessão do Algarve Litoral, que inclui a Estrada Nacional 125. Decisão é inédita e Infraestruturas de Portugal vai recorrer.
Parcerias Público Privadas

7 respostas que ajudam a explicar as PPP na Saúde /premium

Explicador. Parlamento discute sexta-feira projeto para a Nova Lei de Bases da Saúde, com as PPP a dividir Governo e Bloco de Esquerda. O que está em causa neste tipo de parcerias público-privadas?
Justiça

7 pistas para entender a investigação às PPP /premium

1439
É a nova investigação aos Governos do PS entre 2005 e 2011 - e deverá ser concluída em breve. Saiba tudo o que está em causa num dos dossiês mais marcantes dos mandatos de Sócrates.
Parcerias Público Privadas

Inquérito criminal às PPP em fase de conclusão

1813
Investigação lançada em 2012 incide sobre decisões de governos de Sócrates em parcerias público privadas (PPP) rodoviárias. A Sábado diz que três ex-governantes foram escutados e que haverá arguidos.
Saúde

Hospital de Lisboa Oriental pronto em 2022

O novo Hospital de Lisboa Oriental deverá estar pronto em 2022, anunciou o ministro da Saúde, depois da autorização do lançamento do concurso aprovada pelo Conselho de Ministros
Parcerias Público Privadas

Estado pagou mais 4% ao SIRESP até final de junho

487
SIRESP recebeu 20,6 milhões de euros até final de junho, mais 4% que em igual período de 2016. E não houve penalidades. Pagamentos ainda não refletem faturas dos meses mais quentes dos fogos.
Fogo de Pedrógão Grande

SIRESP: novo mau exemplo na preparação de uma PPP

105
A atitude incauta do Estado em “aderir” a contratos totalmente desenhados pelos parceiros privados coloca-o, no caso SIRESP, numa posição de dificuldade, ou incapacidade, para apurar responsabilidades
Saúde

Novo hospital feito em PPP e pronto até 2024

268
Hospital Oriental de Lisboa deverá abrir as portas até 2024, com 800 camas. Será construído em Parceria Público-Privada (PPP), mas com gestão pública, e manterá um polo no Hospital de São José.
Parcerias Público Privadas

Custo com as PPP subiu 12% para 1.703 milhões

519
Encargos com parcerias público-privadas (PPP) atingiram 1.703 milhões de euros no ano passado. É o valor mais alto em cinco anos, reflete custo com as autoestradas e deverá baixar em 2017.
Parcerias Público Privadas

BE volta a avisar de que será contra novas PPP

A líder do BE, Catarina Martins, voltou a avisar o Governo de que o Bloco se opõe a novas parcerias público privadas (PPP), durante uma viagem nos transportes de Aveiro, que foram concessionados.
Governo

PSD voltará à carga nas PPP? "Nada me espanta"

451
A ministra da Presidência admite que o Governo contava com o PSD para fazer passar redução da TSU, que os seus parceiros rejeitavam. E diz que se não se encontrar alternativa, Governo protegerá PME.
Parcerias Público Privadas

Bloco e PCP pressionam Governo com PPP na Saúde

Bloquistas e comunistas avançaram esta quinta-feira com várias iniciativas para forçar o Governo socialista a rever a posição assumida na gestão público-privada no Serviço Nacional de Saúde.
Parcerias Público Privadas

Governo avança com concurso para nova PPP na saúde

O Ministério da Saúde vai fazer um novo concurso internacional público para a gestão do Hospital de Cascais, que é atualmente uma das quatro PPP na área da saúde. PCP e BE querem gestão estatal.
Parcerias Público Privadas

Hospital de Braga. Estado trava serviço a doentes 

340
Auditoria do Tribunal de Contas denuncia oferta abaixo das necessidades da população, negociada entre o Estado e o privado, por razões orçamentais. Tempos de espera subiram com o modelo PPP.
Parcerias Público Privadas

PPP vão custar mais 434 milhões de euros

As Parcerias Público-privadas (PPP) vão custar mais 434 milhões de euros até 2043 do que o previsto inicialmente pelo Governo, devido principalmente ao setor da saúde.
Universidade Católica

Estado poupou 200 milhões com hospitais PPP

558
Estudo da Católica estima que o Estado terá poupado 20% a 22% face aos custos que teria se os hospitais fossem geridos diretamente pelo Estado.
Parcerias Público Privadas

IP corrige em baixa o custo do Túnel do Marão

Infraestruturas de Portugal diz que custo do investimento no Túnel do Marão foi mais baixo, abatendo o apoio comunitário que não foi reportado à unidade que controla as PPP. Derrapagem foi menor.
Parcerias Público Privadas

Contas das PPP derraparam 215 milhões em 2015

Os custos com parcerias público-privado ficaram 215,4 milhões de euros acima do previsto no ano passado. A pressionar a fatura estiveram poupanças e receitas não concretizadas e o Túnel do Marão
Autoestradas

Concessionária pede 530 milhões. Recebe 30 milhões

Autoestradas do Atlântico, concessionária da A8, pediu ao Estado uma compensação de 530 milhões de euros por perda de receitas devido à cobrança nas ex-Scut. Tribunal arbitral deu 28,9 milhões.
Parcerias Público Privadas

UTAO questiona atraso nas contas das PPP

Os técnicos do Parlamento registam "hiato temporal" na divulgação do relatório sobre parceiras público privadas -- último é do segundo trimestre de 2015 -- e lembram que Bruxelas quer transparência.
Parcerias Público Privadas

Estado não sabe quanto pode perder em portagens

121
Técnicos do Parlamento avisam que ainda ninguém sabe quanto é que o Estado pode perder em portagens por ter aceitado prolongar alguns contratos de PPP por mais três anos.
Parcerias Público Privadas

Poupanças nas PPP. "Os números são óbvios"

Sem entrar na discussão sobre a poupança na negociação de parcerias rodoviárias, o presidente da IP, António Ramalho, diz que os números são óbvios. É comparar o que estava previsto e o que foi gasto.
Pedro Marques

Poupanças nas PPP são um quarto das anunciadas

640
O ministro do Planeamento volta a denunciar a "propaganda" na negociação das parcerias público privadas (PPP). E diz que as poupanças efetivas são um quarto do valor anunciado pelo anterior governo.
Parcerias Público Privadas

PPP. Renegociação não trava aumento dos encargos

Técnicos do Parlamento dizem que encargos no OE 2016 com parcerias público privadas sobem 462 milhões. Há menos receita de portagens e mais encargos com reparações. Défice da IP dispara.
Orçamento do Estado

Orçamento ainda prevê subida dos custos com PPP

115
Estado vai gastar mais de 1.200 milhões de euros com PPP rodoviárias em 2016, naquele que deverá ser o pico dos encargos ao longo dos próximos anos.
Portagens

PPP. Poupanças anunciadas foram "propaganda"

Ministro das Infraestruturas diz que poupança efetiva na renegociação das parcerias público privadas não têm nada a ver com valores anunciados. Pedro Marques afasta mais portagens na A3 e A4 em 2016.
Autoestradas

Mais troços de A3 e A4 podem vir a ter portagens

Os troços da A3 e A4 no Grande Porto que ainda não têm portagem podem passar a ter a partir do verão, segundo proposta de contrato de concessão da Infraestruturas de Portugal, divulgada pela TVI.
Economia

PPP. Custo das reparações reduz poupança anunciada

Contas da unidade que acompanha as parcerias público privados revelam valores mais baixos para a poupança com a renegociação das PPP, uma vez considerado o custo previsto com reparações.
Governo

Governo defende redução seletiva de portagens

Proposta de redução seletiva do preço das portagens visa transferir parte dos ganhos com a renegociação das PPP, desde que não onere os contribuintes. Governo quer mais concessões nos transportes.
Parcerias Público Privadas

Tribunal de Contas deixa passar mais 5 concessões

Tribunal de Contas confirma que as alterações aos contratos de cinco concessões, incluindo ex-Scut, não precisam de visto prévio. Poupanças negociadas podem avançar.
Tribunal de Contas

PPP dão entrada no Tribunal de Contas

Os contratos de renegociação das concessões Norte Litoral, Beira Interior e Algarve deram entrada no Tribunal de Contas, juntando-se aos cinco contratos que entretanto foram reabertos.
Tribunal de Contas

TdC: Estado pode ter aumento das despesas com PPP

O Tribunal de Contas admitiu que o Estado pode vir a ter um aumento das despesas com as grandes reparações no pavimento da concessão Costa da Prata.
Economia

PPP. Costa da Prata passa sem visto

O Tribunal de Contas concluiu que a renegociação da concessão da Costa da Prata não precisa de visto prévio, mas remete o contrato para a auditoria. É a primeira PPP a receber luz verde final.
Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas ainda é força de bloqueio?

Auditorias embaraçosas, contratos chumbados e reparos sobre concessões, marcaram atuação do Tribunal de Contas. Mas o Tribunal Constitucional é que foi a maior "força de bloqueio" do último governo.
Economia

PPP. As poupanças são reais ou virtuais?

150
O Governo não se cansa de anunciar poupanças de muitos milhões de euros nas parcerias público privado (PPP) rodoviárias. Mas os custos para o Estado ainda não pararam de subir. Em que ficamos?
Explique Isso Melhor

Vêm aí portagens mais baratas. Em que estradas?

147
Coligação e socialistas parecem concordar com a discriminação positiva das portagens no Interior e Algarve. Mas em que auto-estradas? E quem vai subsidiar os descontos quando é preciso mais receita?
Legislativas 2015

Pedidos de visto pressionam Tribunal de Contas

Tribunal de Contas está a avaliar 168 pedidos de visto prévio a contratos que envolvem despesa pública. Os processos são muitos e há casos complexos, como as PPP e as concessões de transportes.
Parcerias Público Privadas

Túnel do Marão. Estado pode ter de indemnizar

198
Tribunal arbitral determinou que terá de ser avaliado se houve enriquecimento do Estado com o resgate da concessão e qual o valor. Concessionária reclama devolução dos custos com as obras feitas.
Parcerias Público Privadas

Cortes negociados não travam fatura das PPP

165
Parcerias público privadas (PPP) custaram 840 milhões de euros até junho. O aumento de 21% na despesa deve-se a uma subida dos custos PPP rodoviárias, apesar das poupanças negociadas.
Parcerias Público Privadas

Tribunal analisa seis PPP e pede esclarecimentos

Seis dos contratos revistos de parcerias público privadas chegaram ao Tribunal de Contas que os devolveu com pedidos de esclarecimento. Poupanças negociadas nas PPP rodoviárias exigem visto prévio.
Autoestradas

Poupança com as PPP ficou 2% acima da meta

193
O número final do processo de renegociação das parcerias público privado, que durou a legislatura, ficou nos 7353 milhões de euros. Poupança será diluída ao longo de mais de 20 anos.
Economia

Última das concessões Sócrates vai ser renegociada

A concessão rodoviária do Douro Interior vai entrar em renegociação. O contrato, adjudicado no tempo de Sócrates, ficou de fora das negociações porque a obra estava toda feita.
Tribunal de Contas

Gestão de hospital em PPP não é mais eficiente

224
O Tribunal de Contas diz que a gestão do Hospital de Loures, em parceria público-privada, não é mais eficiente do que a de outras unidades públicas e pode provocar duplicação de recursos e de despesa.
Parcerias Público Privadas

PPP rodoviárias custaram 1069 milhões em 2014

1071
A subida de mais de 100% dos encargos líquidos com as estradas foi a principal responsável pelo agravamento dos custos com as PPP em 2014, apesar dos cortes. A UTAO alerta para riscos orçamentais.
Parcerias Público Privadas

PPP. 6 acordos fechados, 10 em negociação

417
O governo aprovou os novos contratos de seis concessões que permitem poupança de 2000 milhões de euros. Ainda falta o sim do Tribunal de Contas. Há mais 10 concessões em negociação para baixar custos.
Economia

Hospital de Loures já tem litígio com o Estado

O Hospital de Loures abriu em 2012. Três anos depois, a sociedade gestora da PPP está em Tribunal Arbitral contra o Estado a exigir o pagamento dos custos com a formação de médicos.
Parcerias Público Privadas

Seis PPP rodoviárias vão ficar mais baratas

O Governo já obteve acordo da banca para a renegociação de seis das nove concessões rodoviárias com vista à redução dos encargos do Estado, avançou o presidente da Estradas de Portugal.
Parcerias Público Privadas

Acordos para cortar custos nas PPP por finalizar

150
Renegociações dos contratos de auto-estradas aguardam luz verde da banca há mais de ano e meio. Só depois de todas as etapas concluídas podem as poupanças ser efectivas, defende a UTAO.
Parcerias Público Privadas

PPP custaram 903 milhões até setembro

278
Encargos com parcerias público privadas (PPP) subiram 17% até setembro de 2014. Apesar dos esforços de renegociação, os custos com as PPP rodoviárias aumentaram 31% devido às novas subconcessões.
Estradas

Estradas: Automobilistas pagaram 393 milhões

A contribuição do serviço rodoviário paga pelos automobilistas nos combustíveis atingiu 393 milhões de euros até Setembro. Esta receita cresceu 5,5% e serve para financiar a Estradas de Portugal.
Orçamento do Estado

Saldo da Madeira será só 13% do previsto

Inclusão de empresas nas contas da Região e conclusão de obras que estavam suspensas fazem baixar consideravelmente o excedente orçamental previsto no resgate à região.
Orçamento do Estado

Imposto dos combustíveis sobe para pagar estradas 

666
A contribuição rodoviária vai aumentar dois cêntimos por litro de combustível para " fazer face aos encargos contratados até 2010 e cujo pagamento se iniciou em 2014", justifica o Governo.
Parcerias Público Privadas

Parcerias público-privadas custaram 384 milhões 

As auto-estradas foram as principais responsáveis pelo aumento dos custos com a entrada em pagamento das concessões rodoviárias de Sócrates. Ascendi foi compensada pela subida do imposto sobre lucros.
Fundo Monetário Internacional

Obrigações com pensões chegam a 134% PIB

264
FMI calcula em 134% do PIB responsabilidades assumidas pelo Estado com pensões do setor público e diz que estas estão fora das estatísticas oficiais.
Economia

Hospital de Cascais em falência técnica

Auditoria do Tribunal de Contas dá conta de que, entre 2008 e 2012, a rendibilidade do Hospital de Cascais, constituído como parceria público privada, foi "fortemente negativa".
Finanças Públicas

PPP custaram 968 milhões de euros em 2013

Os encargos líquidos com as PPP até caíram face a 2013, mas ainda assim ficaram 10% acima do que se esperava no Orçamento do Estado, diz a UTAP.
Explicador

Como funciona o rating?

A expressão rating invadiu o espaço público durante a crise financeira e não deverá abandoná-lo a breve prazo. Afinal, o que significa a expressão? Conheça a resposta.
Rating

DBRS muda para estável rating de Portugal

É a única agência que diz que a dívida de Portugal não é lixo e hoje deu mais segurança de que assim poderá continuar a ser, mudando para estável a perspetiva do rating português.
A página está a demorar muito tempo.