Rádio Observador

Terrorismo

Diplomata turco entre os três mortos em ataque a restaurante no Iraque

Conflito entre turcos e curdos causam pelo menos mais três mortes, incluindo a de um diplomata turco, depois de um ataque a restaurante nesta quarta-feira, revelam oficiais de segurança.

Segurança oficial curda relatou que este tipo de ataque é "relativamente raro" visto que a capital da região curda encontra-se semi-autónoma

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

Três pessoas – entre as quais um diplomata turco – foram assassinadas esta quarta-feira em Erbil, a capital regional do Curdistão, por um homem armado, ainda por identificar. O homem invadiu o restaurante onde estava a almoçar um grupo de diplomatas turcos e disparou contra a comitiva, revelaram à agência de notícias Reuters fontes da segurança local e do ministério dos Negócios Estrangeiros turco.

invadiu um restaurante da capital curda no Iraque e mata ao menos três pessoas nesta quarta-feira, durante reunião de ‘staff’ diplomático turco, .

A segurança oficial curda relatou que este tipo de ataques é “relativamente raro”, visto que a capital da região curda atualmente é semi-autónoma. A agência nacional do Iraque adiantou que as três vítimas mortais eram diplomatas e que entre estas está o cônsul-adjunto da embaixada turca.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraquiano disse também que um empregado consular foi morto no decorrer do ataque. As autoridades curdas isolaram o local e estão à procura dos responsáveis pelo tiroteio. Nenhum grupo assumiu responsabilidade pelo ocorrido no restaurante Huqqabaz, que se localiza numa zona comercial próxima da estrada que segue para o aeroporto. O restaurante em causa é frequentado por muitos estrangeiros, relatou o jornal The Guardian.

Uma testemunha ocular ouvida pela agência britânica Reuters disse que homem responsável pelo ataque fugiu de carro logo após o tiroteio.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Socialismo

Má-fé socialista /premium

José Miguel Pinto dos Santos

Não é a situação social em Portugal muito melhor que na Venezuela — e que nos outros países socialistas? Sim, mas quem está mais avançado na implantação do socialismo, Portugal ou Venezuela?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)