Rui Rocha, líder da distrital de Leiria e vogal da Comissão Política Nacional de Rui Rio, demitiu-se dos dois cargos na sequência do processo de elaboração das listas de candidatos a deputados. A notícia foi avançada pelo Jornal de Leiria e confirmada ao Observador pelo próprio. A decisão foi tomada numa reunião da comissão política da distrital de Leiria que se realizou ontem à noite e já foi comunicada à direção nacional.

Em causa está o facto de, no processo de elaboração de listas de candidatos a deputados, a direção nacional ter imposto como número três por Leiria o nome de Pedro Roque, secretário-geral dos Trabalhadores-Sociais Democratas (TSD). Uma imposição que acabou por empurrar Pedro Pimpão, presidente da Junta de Pombal e atual deputado, para o quinto lugar, não-elegível, lugar esse que recusou. Pedro Roque é, na verdade, “o único paraquedista”, como referiu o secretário-geral José Silvano na longa noite da aprovação das listas. Ou seja, é o único candidato a deputado que foi colocado num distrito ao qual não pertence e com o qual não tem relação.

Para Rui Rocha, o facto de Leiria ter o ‘único paraquedista’ das listas, é uma desconsideração e uma injustiça para o distrito. “Foi-nos imposto um nome e parece-nos injusto quando, segundo as declarações do secretário-geral, o secretário-geral dos TSD é o único paraquedista das listas, e esse paraquedista vai aterrar precisamente em Leiria“, disse ao Observador. “Parece-nos uma injustiça na medida em que somos um círculo eleitoral onde o PSD habitualmente elege 5 deputados, e se entendemos que dois são indicações da direção, isso condiciona a lista em 40%. Havia outras listas com maior número de deputados que podiam ter atendido à pretensão de encontrar um lugar para o secretário-geral dos TSD”, acrescentou.

O social-democrata entende, por isso, que deixou de “reunir condições políticas” para desempenhar as funções que tem, quer na distrital quer na Comissão Política Nacional.

Rui Rocha, que foi um apoiante de Rui Rio desde a primeira hora (a distrital de Leiria sempre foi das mais afetas a Rio), diz agora que, na sequência da imposição de nomes na lista, os resultados que o distrito vier a apresentar nas eleições de 6 de outubro serão “responsabilidade da nacional”.

“Se uma lista não é como a distrital quer, porque há uma imposição da nacional, a nacional tem responsabilidades acrescidas. A partir do momento em que há esta dupla indicação de dois candidatos a deputados pela direção nacional, e que isso condiciona a nossa proposta de lista, é evidente que quem provoca estas situações tem responsabilidades acrescidas. A direção nacional terá com certeza responsabilidades acrescidas neste processo”, disse Rui Rocha em declarações ao Observador, acrescentando que vai continuar a fazer campanha pelo PSD, embora sem as funções que tinha até aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR