Depois de vários dias de recuperação, o PSD desceu nas intenções de voto dos portugueses, aumentando assim a distância entre o principal adversário, o PS. De acordo com a mais recente sondagem da Pitagórica, o partido de Rui Rio encontra-se agora nos 27%, tendo perdido ponto e meio desde terça-feira. O valor é apenas quatro décimas mais alto do que o conseguido no início do estudo para o Jornal de Notícias, TSF e TVI.

Os socialistas estão agora nos 36,4% (mais 4% do que no dia anterior), com uma diferença de 9,4% do PSD. Apesar de a distância entre os dois partidos ser agora maior, o PS perdeu mais de quatro pontos percentuais desde o arranque do estudo da Pitagórica, a 21 de setembro.

Além dos sociais-democratas, também o PAN desceu nas intenções de voto, perdendo quase um ponto percentual desde a última sondagem. O partido de André Silva encontra-se agora nos três pontos percentuais. A queda é a maior queda desde o dia 21, quando registou 3,6%. O Bloco de Esquerda, CDU e CDS mantiveram praticamente os mesmos valores, com 10,6%, 6,9% e 4,4% das intenções de voto, respetivamente.

Quanto aos restantes partidos, a principal novidade é o crescimento de dois sem representação parlamentar, o Iniciativa Liberal e o Livre. O primeiro chegou esta quarta-feira aos 1,8%, acelerando a trajetória de crescimento, segundo a Pitagórica. O Livre subiu de 0,9%, na terça-feira, para 1,2% no dia seguinte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR