O PAN obteve os resultados mais altos em concelhos onde a recolha de resíduos para reciclagem está acima da média e onde os níveis salariais são mais elevados, segundo o portal de dados estatísticos EyeData, disponível em www.lusa.pt. Em causa estão, nomeadamente, Albufeira, Portimão e Olhão.

Neste portal, os resultados eleitorais de cada partido são divididos em três, permitindo ver qual o terço dos concelhos em que cada partido obteve os melhores resultados, os piores resultados e o resultado médio. Depois, no mesmo portal é possível cruzar esse resultado com um vasto conjunto de variáveis económicas e sociais que permitem caracterizar, em termos médios, como são os concelhos onde os partidos tiveram melhores ou piores resultados.

Ambiente

Em 2017, o volume de resíduos urbanos recolhidos por habitante em Portugal era de 487 kg, mas nos concelhos onde, nestas eleições, o PAN obteve uma votação mais elevada, o valor médio por habitante era de 518 kg.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os dados estatísticos EyeData indicam ainda que, entre os indicadores do ambiente, o PAN registou resultados mais altos nos municípios onde se verifica que 54,48% de resíduos urbanos vão para valorização e reciclagem, superando a média nacional. Ao mesmo tempo, nestes concelhos, o consumo de eletricidade por habitante está acima do consumo médio do país.

Demografia

O partido liderado por André Silva conquistou um número de votos mais alto nos concelhos com população mais jovem, em que o número de residentes com 15 ou menos anos é de 14,6% — para uma média nacional de 13,8%.

Nesses municípios, o número médio de filhos por mulher situava-se, em 2018, em 1,52 superando a média nacional (de 1,42), e o mesmo se passa com a percentagem nascimentos fora do casamento que é de 57,7%, contra 55,9% no conjunto do país.

Economia e trabalho

O ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem que residem nos concelhos onde o PAN registou resultados mais elevados era, em 2016, de 1.192,03 euros, um valor que ultrapassa por mais de uma centena de euros a média nacional, então balizada nos 1.108,56 euros.

O Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza teve ainda melhores resultados nos municípios em que o volume de negócios das empresas dos setores terciário e secundário per capita registam valores médios acima da média nacional, mas onde o volume de negócios das empresas do setor primário (agricultura, pescas e pecuária) surge 25,7% abaixo da média do conjunto do país.

Educação

Mais de um terço (34,63%) das pessoas com 15 ou mais anos que residem nos concelhos onde o PAN teve um resultado eleitoral mais elevado têm pelo menos o ensino secundário, sendo este um valor que supera a média nacional, que é de 30,53%.

Nestes concelhos, o número de alunos dos ensinos básico e secundário por computador está igualmente acima da média nacional: 5,06 contra 4,75. Já no que diz respeito aos estabelecimentos de ensino por 10 mil habitantes, a média é inferior à nacional para o conjunto dos níveis de ensino, ou seja, desde o pré-escolar, ao básico, secundário e não superior.

Sociedade

Nos concelhos onde o PAN obteve melhores resultados há 6,41 médicos por cada 1.000 habitantes (a média nacional é de 5,22 médicos) e 2,35 unidades hospitalares, públicas e privadas, por cada 100 mil habitantes (contra uma média nacional de 2,19).

Os dados mostram ainda que a disparidade do ganho médio mensal entre sexos é de 10,93%, enquanto no conjunto do país este indicador é de 10,20%.

Consulte os resultados das eleições em todo o país, e também na sua freguesia