Em março de 2012, a Qatar Sports Investments, uma subsidiária da Qatar Investments Authority, tornou-se a única acionista do PSG. Que é o mesmo que dizer, de forma mais simples, que o Estado do Qatar se tornou o único dono do PSG. De lá para cá, o clube de Paris conquistou mais de 20 títulos a nível interno e contratou jogadores como Ibrahimovic, Cavani, Mbappé e Neymar. É o sexto clube do mundo com maiores receitas e o 11.º mais valioso, números que contrastam com as perdas a rondar os 300 milhões de euros nos 15 anos que antecederam a aquisição. Com a chegada do capital do Qatar, o PSG abriu uma época de hegemonia no futebol francês — ainda que a Liga dos Campeões continue a escapar — e tornou-se apenas o segundo clube no mundo inteiro que pertence a um Estado. O outro é o Manchester City, que desde 2008 é de Abu Dhabi.

Desde essa altura, em 2012, que o presidente do PSG é Nasser Al-Khelaifi, que reporta diretamente ao emir do Qatar. E desde essa altura, em 2012, que se fala sobre a possibilidade de a Qatar Sports Investments entrar noutros mercados, com o futebol inglês a ser o principal candidato desde a primeira hora. Esta semana, a possibilidade tornou-se probabilidade e hipótese forte e adquiriu personificação: o presidente e dono de parte do Leeds United, Andrea Radrizzani, admitiu em entrevista ao The Times que o Qatar é um dos interessados em comprar parte do histórico clube inglês.

Nasser Al-Khelaïfi, o ex-tenista nascido numa família de classe média que domina o futebol

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Fui abordado por mais de 20 propostas e selecionei três. Existe essa opção da Qatar Sports Investments e do Nasser [Al-Khelaifi]. Antes de mais, são amigos nossos, temos uma boa relação há muito tempo. Depois, eles têm capacidade para colocar o clube a competir com o Manchester City, algo que era uma oportunidade fantástica para os adeptos”, explicou Radrizzani, que é também dono e fundador da Eleven Sports. O presidente do Leeds, que está nesta altura no quinto lugar do Championship, a segunda liga inglesa, adiantou ainda que o investimento seria mais proveitoso a partir do momento em que o clube conseguir a promoção à Premier League: algo que esteve muito perto no final da época passada, quando chegaram ao playoff de acesso mas acabaram eliminados pelo Derby County que na altura era orientado por Frank Lampard.

Das pesagens diárias à obsessão pelo tamanho da relva, Bielsa pode ser El Loco mas o Leeds está no topo

A ideia de que a injeção de capital seria mais benéfica na hora da subida à Premier League assenta não só numa lógica de competitividade com os principais clubes como também com o cumprimento do fairplay financeiro, algo que tem sido um problema para Andrea Radrizzani no Championship e que também já deu dores de cabeça a Al-Khelaifi em França com o PSG. Em Inglaterra, porém, o modelo a seguir seria o do Manchester City, que desde a chegada dos investidores dos Emirados Árabes Unidos já conquistou quatro vezes a liga inglesa e construiu nos dois últimos anos uma hegemonia difícil de quebrar no futebol inglês.

O Leeds United, um clube histórico em Inglaterra — viveu o seu auge nos anos 60 e 70, altura em que foi campeão inglês três vezes e chegou às finais da Taça das Taças e da Taça dos Campeões Europeus — é nesta altura orientado pelo mítico Marcelo Bielsa e conta com o português Hélder Costa no plantel. Arredado da Premier League há nove temporadas consecutivas, o Leeds olha agora para um possível investimento qatari como a possibilidade de ser o terceiro clube do mundo a pertencer a um Estado e a hipótese de lutar lado a lado com os big six e tornar-se, quem sabe, um novo Manchester City.