Ao contrário do que os analistas previram e, sobretudo, Wall Street esperava, os resultados obtidos pela Tesla no 3º trimestre de 2019 foram positivos. E a vários níveis. Apesar de ter atingido um total de 97.186 veículos transaccionados entre Julho e Setembro, o melhor valor de sempre, os mercados esperavam que o fabricante americano de veículos eléctricos revelasse prejuízos na casa dos 0,20 dólares por acção. Contudo, a marca anunciou lucros de 1,91$ por acção, isto ainda antes de poder contar com a Gigafactory 3, a fábrica chinesa que deverá começar a produzir este mês.

Os dados referentes ao trimestre confirmam a redução da facturação específica do negócio automóvel, o que era de esperar devido à necessidade de acomodar a chegada dos Audi e-tron, Mercedes EQC e até o Porsche Taycan. Daí que, neste capítulo, a Tesla tenha facturado apenas 5.353 milhões de dólares, contra 5.376 no trimestre anterior, período durante o qual comercializou menos 1.830 veículos.

Contudo, a empresa revelou-se mais eficiente, como o prova o facto de ter conseguido incrementar as margens brutas para 22,8%, contra 18,9% no 2º trimestre, a que correspondeu um lucro bruto de 1.222 milhões de dólares, mais cerca de 200 milhões do que no trimestre anterior. Veja aqui o relatório na íntegra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR