O acetato de vitamina E foi identificado como a causa provável das 39 mortes devido à utilização de cigarros eletrónicos nos EUA, na passada sexta-feira, avança a Deutsche Welle. O uso deste substituto do tabaco também já fez mais de dois mil doentes e, tudo indica, que será a mesma substância a estar na origem destes problemas de saúde.

Num estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) o óleo foi encontrado em todas as 29 amostras de fluido pulmonar de pessoas que adoeceram no surto de lesões pulmonares perigosas relacionadas com o vaping.

Esta foi a primeira vez que detetámos um potencial produto químico preocupante em amostras biológicas de pacientes com essas lesões pulmonares”, afirmou o CDC em comunicado. “Estas descobertas fornecem evidências diretas de acetato de vitamina E no local primário da lesão nos pulmões.”

As descobertas não descartam, no entanto, outros possíveis compostos ou ingredientes que possam estar na origem das lesões nos pulmões, escreve o The Washington Post. O CDC testou uma ampla gama de substâncias que poderiam ser encontradas nos fluidos pulmonares dos pacientes, incluindo óleos vegetais e destilados de petróleo, como o óleo mineral, mas nenhum foi detetado.

Alguns pacientes relataram ter usado apenas vapores de nicotina, o que foi contrariado pelos testes de urina, que mostraram a presença de THC.

Segundo o jornal americano, a autoridade reguladora da segurança alimentar e dos fármacos (Food and Drug Administration — FDA) divulgou que lançou uma investigação criminal, a par da investigação do CDC sobre a causa das doenças, para determinar se “alguém está a fabricar ou a distribuir produtos ilícitos e adulterados que tenham causado doenças e morte para lucro pessoal”.

“Consideraríamos isso um ato criminoso”, disse o então comissário da FDA Norman “Ned” Sharpless.

O acetato de vitamina E também foi encontrado em amostras recolhidas em todo o país (EUA) e testadas pela FDA. Esses testes encontraram THC em cerca de 70% das amostras. Cerca de metade também continha óleo de vitamina E.